Paranaíba - MS, 01 de Novembro de 2024

Campanha do Programa Municipal de DST-Aids/HV tem dia dos Namorados como foco

09/06/2011 às 12:33
Campanha do Programa Municipal de DST-Aids/HV tem dia dos Namorados como foco

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa Municipal de DST-Aids/HV de Paranaíba, realizará uma campanha que tem o dia dos Namorados como foco. A ação será realizada em restaurantes e lanchonetes da cidade, na noite do próximo dia 11. Serão distribuídos kits de prevenção.

“As pessoas começam a namorar e de descuidam, por isso resolvemos fazer a campanha, lembrando que o uso do preservativo é prova de amor”, disse Keile Valéria Costa Queiroz, coordenadora do Programa Municipal de DST-Aids/HV de Paranaíba.

A campanha pretende informar sobre o HIV, alertando que a transmissão do vírus não se caracteriza mais por grupo de risco e sim comportamento de risco, ou seja, o sexo sem camisinha.

De acordo com Keile, essa distinção de grupo de risco não existe mais. No começo da epidemia, pelo fato da Aids atingir, principalmente, os homens homossexuais, os usuários de drogas injetáveis e os hemofílicos, eles eram, à época, considerados grupos de risco. Atualmente, fala-se em comportamento de risco e não mais em grupo de risco, pois o vírus passou a se espalhar de forma geral, não mais se concentrando apenas nesses grupos específicos. Por exemplo, o número de heterossexuais infectados por HIV tem aumentado proporcionalmente com a epidemia nos últimos anos, principalmente entre mulheres.

São considerados comportamentos de risco, que podem ocasionar uma infecção pelo vírus da Aids (HIV): relação sexual (homo ou heterossexual) com pessoa infectada sem o uso de preservativos; compartilhamento de seringas e agulhas, principalmente, no uso de drogas injetáveis; reutilização de objetos perfurocortantes com presença de sangue ou fluidos contaminados pelo HIV.

Informações complementares:

As chances de se contrair uma DST por meio do sexo oral são menores do que sexo com penetração?

O fato é que nenhuma das relações sexuais sem proteção é isenta de risco - algumas DST têm maior risco que outras. A transmissão da doença depende da integridade das mucosas das cavidades oral ou vaginal. Independente da forma praticada, o sexo deve ser feito sempre com camisinha.

--
Departamento de Comunicação - Prefeitura de Paranaíba
Flávia Villa Rosa, jornalista
Leidiane Sabino, jornalista

  • Fiat Selena - (67) 3668-1532
  • Pronto Vet Pronto Socorro Veterinário, (67) 3668-0377 / 99966-0377
  • Escritório Contábil Contalex, (67) 3668-1590