Inscrições abertas para mestrado em Comunicação UFMS
Curso
O PPGCom (Programa de Pós-Graduação em Comunicação) é a designação do curso de Mestrado em Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e tem como diretrizes norteadoras capacitar pesquisadores para a área de comunicação; desenvolver estudos e técnicas voltadas à qualificação profissional para o exercício da docência em comunicação; promover pesquisas científicas que busquem investigar a complexidade da comunicação, notadamente no que diz respeito ao seu caráter regional e as linguagens e processos midiáticos visando contribuir para o conhecimento científico da área; contribuir para a elevação da qualidade dos produtos e serviços desenvolvidos pelos meios regionais de comunicação, a partir de reflexões teóricas sobre seus processos e linguagens; conferir o grau de Mestre, com validade nacional do diploma condicionada ao reconhecimento prévio do curso pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Para atingir tais propósitos, o Programa abarca correntes teóricas e práticas comunicacionais articulando diferentes campos de estudos que buscam, na interdisciplinaridade, a compreensão da complexidade dos processos comunicativos.
Linhas de Pesquisa
O Mestrado em Comunicação está articulado a partir da seguinte Área de Concentração e Linhas de Pesquisa:
Área de Concentração: Mídia e Representação Social
Ementa: Pesquisa as representações sociais nos processos de produção e recepção dos produtos midiáticos. Pela transdisciplinaridade, busca refletir sobre essas representações e suas transformações a partir das práticas comunicacionais por meio do uso da linguagem, das narrativas e dos discursos. Investiga os meios de comunicação social como instrumentos culturais nas mediações do processo de construção da identidade, da sociabilidade, da memória social e das práticas sociais, políticas e culturais. Privilegia-se o estudo da construção de conteúdos midiáticos e de imagens da realidade social no contato do local com o global, bem como na formação da identidade e da cultura. Relaciona as linguagens e as narrativas midiáticas com a construção de representações e identidades sociais.
Linha de Pesquisa 1: Mídia, Identidade e Regionalidade
Ementa: Estuda os sistemas e as estruturas dos meios de comunicação nos âmbitos regional e de fronteiras, os processos, produtos e as linguagens da mídia local e regional e os fluxos midiáticos locais, regionais e internacionais. Neste contexto, adquire maior relevância a investigação das representações sociais na indústria de mídia e nos conglomerados regionais e de temas relacionados á ideologia e à identidade no discurso da mídia regional. Investiga também as políticas de comunicação, bem como a aplicabilidade da legislação na comunicação regional.
Linha de Pesquisa 2: Linguagens, Processos e Produtos Midiáticos
Ementa: Pesquisa as representações sociais nos produtos midiáticos, bem como linguagens e práticas na emissão e na recepção das mensagens. Por meio da análise crítica da mídia, enfoca conteúdos e suportes midiáticos contemporâneos, a construção de seus processos de produção: estruturas narrativas, gêneros e formatos nos meios de comunicação.
Fonte: UFMS