Cras Jardim América, Senar e Sindicato Rural promovem curso de geração de renda
O Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do bairro Jardim América, em conjunto com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e o Sindicato Rural, realizou, de 31 de maio a 3 de junho, um curso sobre processamento caseiro da banana, na Lagoa do Arerê. Com duração de 32 horas, 15 famílias beneficiadas dos programas Segurança Alimentar, BPC (Benefício de Prestação Continuada) e Bolsa Família, residentes no local, participaram da capacitação.
No curso, foram abordados temas como a origem da banana, suas características, variedades, utilidades e benefícios para o ser humano, entre eles: os valores nutricionais; os tabus alimentares; e a importância da fruta na alimentação infantil.
Os participantes também aprenderam, na prática, o que se pode fabricar com a banana: bolo de banana, doces, balas, bife de casca à milanesa, biscoito, brigadeiro, sorvete, farinha, farofa doce com casca de banana, geléia, licor, pudim, rapadura e rosquinhas fritas.
Segundo a assistente social, Vera Lucia da Silva Lira, o objetivo dessa iniciativa é atender as famílias em situação de desemprego, proporcionando a qualificação e a capacitação profissional para reinserção no mercado de trabalho. Os cursos são gratuitos e têm como objetivo estimular a geração de renda e o empreendedorismo, a fim de promover a autonomia destas famílias.
Em todos os dias de curso, a Prefeitura ofereceu almoço aos participantes. Além disso, durante o encerramento, a secretária de Assistência Social, Maria da Graça Saraceni, fez a entrega dos certificados e de cobertores às famílias usuárias do Cras.
--
Departamento de Comunicação - Prefeitura de Paranaíba
Flávia Villa Rosa, jornalista
Leidiane Sabino, jornalista