Eldorado Brasil é inaugura hoje em Três Lagoas
Com previsão de produzir 1,5 milhão de toneladas por ano de celulose, a Eldorado Brasil lança oficialmente, nesta quarta-feira (12), a fábrica instalada em Três Lagoas, a 338 km de Campo Grande. As operações começaram na segunda quinzena de novembro e a produção está destinada para o mercado externo, principalmente Ásia, Europa e Oriente Médio. O lançamento terá a presença do vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB).
O início da construção foi em junho de 2010. Segundo dados divulgados pela empresa, o investimento foi de R$ 6,2 bilhões e, deste total, R$ 800 milhões em logística.
No projeto, metade da celulose produzida seguirá de Três Lagoas para o porto de Santos (SP), no sistema rodoferroviário, chegando até o litoral, onde a empresa irá utilizar um porto próprio, administrado pela América Latina Logística (ALL).
O restante da produção seguirá pelo modo hidroferroviário – outro porto administrado pela Eldorado - pelos rios Paraná e Tietê, até Pederneiras (SP). De lá, segue pela ferrovia até o porto de Santos (SP).
As mudas são produzidas em um viveiro próprio, com capacidade média de 3 milhões mensais. A produção de eucaliptos segue o modelo disperso, com uso de várias propriedades rurais em sistema de parceria ou arrendamento. Segundo o gerente de Suprimento de Madeira, Antônio José de Souza, no estado, são utilizadas áreas de aproximadamente 70 fazendas. Por dia, são despachados cerca de 300 caminhões carregados de madeira que será utilizada na produção da celulose.
A fábrica, construída às margens da BR-158, utiliza aproximadamente área de 300 dos 900 hectares. Até 2021, o projeto é ampliar as linhas de produção, alcançando 5 milhões de toneladas por ano.
Qualificação
A empresa tem 2,5 mil funcionários fixos, entre contratados e terceiros. A instalação passou pela falta de mão de obra qualificada, um problema que, segundo gerente-geral da Eldorado Brasil Celulose, Guilherme Araújo, é uma constante enfrentada pelo mercado industrial no país. Um curso foi realizado em parceira com Senai, voltado principalmente para jovens do Ensino Médio residentes na região. Do total dos trabalhadores, 40% são dos egressos deste projeto.
Fonte: G1