Fórum Intermunicipal de Educação é criado em Paranaíba
Na última segunda-feira(26) a Prefeitura de Paranaíba, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, realizou a reunião ampliada para sensibilização, criação e oficialização do Fórum Intermunicipal de Paranaíba. O evento ocorreu no auditório das FIPAR (Faculdades Integradas de Paranaíba) e contou com a participação da Secretaria de Educação de Inocência.
O prefeito José Garcia de Freitas (Zé Braquiara) esteve presente no evento e apoiou a ideia da criação do Fórum, entendendo ser importante para a Educação, que os diferentes seguimentos da sociedade estejam organizados e preocupados com a qualidade do ensino oferecido nas instituições da cidade de Paranaíba.
A professora Maria de Fátima Dutra Romano, representante da Secretaria de Educação, agradeceu a presença de todos e enfatizou o caráter autônomo do Fórum. "O Fórum Intermunicipal de Educação não faz parte da Secretaria Municipal de Educação e nem do Conselho Municipal de Educação. A participação da Prefeitura se restringiu apenas a viabilização desse processo de oficialização e nós, fizemos com muita satisfação, porque a Administração tem como prioridade a Educação. A partir de agora o Fórum exercerá sua autonomia que lhe é de direito".
O professor Douglas Gonçalves da Silva, coordenador geral da comissão provisória para a realização da reunião, ressaltou a importância da oficialização do Fórum para as cidades de Paranaíba e Inocência. Segundo ele, o Fórum oportuniza momentos de reflexão acerca da educação, em todos os níveis e modalidades, desde problemas do cotidiano nas escolas até críticas de políticas públicas. "Propostas deliberativas poderão ser produzidas no Fórum e encaminhadas aos órgãos responsáveis, com o objetivo de contribuir qualitativamente para a educação", explanou como funciona o processo.
Para dar explicações sobre o Fórum, para as pessoas da sociedade que tem ligação com educação e estiveram presentes na reunião de oficialização, a comissão provisória contou com a participação da professora Ângela Catonio (UCDB/Campo Grande-MS), que é coordenadora adjunta do Fórum Estadual de Educação (FEEM). Conforme a professora, o Fórum não é órgão de governo e sim de estado. "Nós somos o estado, as pessoas de uma forma geral, que tem proximidade com as questões da educação, juntas, podem fazer a diferença, e o Fórum tem essa característica principal, a de tornar concreta e considerável a voz da população", disse.
No Fórum foram eleitos o coordenador geral (Eronides Souza Costa, Escola Major/Paranaíba), a coordenadora adjunta (Gilsa Alves Queiroz, Secretaria de Educação de Inocência) e o secretário executivo (Douglas Gonçalves da Silva, Secretaria de Educação de Paranaíba).
Assessoria de Imprensa da Prefeitura