Escola Maria Luiza desenvolve habilidades com Projeto Xadrez
Com o Projeto Xadrez, a escola Municipal Professora Maria Luiza Corrêa Machado, visa garantir que o aluno desenvolva suas habilidades intelectivas de forma desafiadora reforçando a capacidade de cálculo, concentração, responsabilidade e tomada de decisão.
O educador Marco Antonio Okazima, mestre em Matemática, realiza desde o início do ano letivo, aulas semanais referentes ao Projeto que tem como tema: Hora do Xadrez. Os demais educadores das outras áreas também apóiam e contribuem.
A escola tem como objetivos descrever o valor educativo do Xadrez como forma de desenvolver as aptidões intelectuais e buscar alternativas de ensino, que sejam capazes de mostrar aos alunos que algumas habilidades são necessárias para acontecer no processo ensino-aprendizagem.
Conforme a coordenação, os alunos de hoje desejam uma educação prazerosa e significativa. O brincar é uma atividade espontânea e natural da criança e é benéfico por estar centrado no prazer, desperta emoções de bem estar, liberta das angústias e funciona como escape para emoções negativas ajudando a criança lidar com esses sentimentos que fazem parte da vida cotidiana. Brincando a criança aprende a enfrentar o mundo, forma sua personalidade e experimenta sentimentos básicos como o amor e o medo. Foi neste contexto que a escola Maria Luiza resolveu implantar o xadrez e pretende dar continuidade nos anos seguintes. "A vida é como um jogo de xadrez onde você tem que pensar para ganha"r, Igor Silveira Vasconcelos.
Assessoria de Imprensa Prefeitura