FETEMS participa do Profuncionário em Paranaíba
No último sábado(10), a FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) esteve em Paranaíba para participar do Profuncionário (Curso Técnico de Formação para os Funcionários da Educação).
A Federação foi representada pelo professor, Ademar Rosa Plácido e por Wilds Ovando, respectivamente, Secretário de Políticas Municipais e Secretário de Administração e Patrimônio da FETEMS. O evento aconteceu no auditório do SIMTED,(Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação) de Paranaíba.
O professor Plácido, fez uma explanação sobre a gestão democrática na escola, destacando a importância do funcionário administrativo participar de maneira efetiva da elaboração do projeto político pedagógico da escola. "A gestão democrática implica em um processo de participação coletiva e sua efetivação pressupõe instâncias colegiadas de caráter deliberativo e a implementação do processo de escolha de dirigentes escolares e a participação de todos os segmentos da comunidade escolar na construção do projeto político-pedagógico e na definição da aplicação dos recursos recebidos pela escola", ressaltou.
Ele lembrou da luta da Federação para manter a eleição direta para diretores de escola. No final de 2007 o governador, André Puccinelli (PMDB), tentou através de decreto acabar com as eleições diretas para os cargos de diretor e diretor-adjunto para as escolas estaduais. O governo recuou da medida, somente depois de muita luta dos/as trabalhadores/as em educação, capitaneados pela FETEMS. "A gestão democrática é um processo vital do movimento sindical, conseguimos demonstrar que os/as trabalhadores/as em educação tem condições de não só ministrar aulas, mas também gerir as escolas com eficiência e de forma competente".
Outro ponto destacado pelo professor Plácido foi o compromisso dos prefeitos eleitos de alguns municípios sul-mato-grossenses que assinaram a Carta-Compromisso com a educação pública. "Precisamos estar atentos aos prefeitos que antes das eleições se comprometeram com a educação pública assinando a Carta-Compromisso, agora é cuidarmos para que os itens do documento sejam efetivamente cumpridos pelos gestores",lembrou.
Ao todo são 551 diretores e diretores-adjuntos distribuídos nas 366 escolas estaduais de Mato Grosso do Sul.
O Secretário de Administração e Patrimônio da FETEMS e presidente do SINTEDE (Sindicato dos Servidores Administrativos da Educação Pública Estadual), Wilds Ovando, falou sobre os direitos,deveres e vantagens dos funcionários administrativos da educação e as novas perspectivas diante do Pacto de Valorização da Educação Pública assinado entre a Federação e o Governo do Estado e a importância da inclusão do administrativos no Plano de Cargos e Carreiras do Magistério.
"Os administrativos estão cada vez mais entendendo seu papel de protagonistas no processo educacional, na gestão da escola e interagindo no processo da educação para garantir os direitos da categoria e mais qualidade da escola pública. É somente com a participação de todos na escola que vamos construir, de fato, vivências e aprendizados que contribuem para a construção e efetivação da gestão democrática e de valorização do funcionário administrativo da educação", salientou Wilds.
Ele destacou a importância do trabalho conjunto na escola entre todos os trabalhadores em educação. "Para a escola cumprir a sua função social é necessário contar com o trabalho conjunto entre professores e funcionários administrativos.Assim, cada trabalhador contribui com sua parcela para que a escola cumpra o seu papel primordial: a formação dos estudantes e dos que nela trabalham e constroem o seu cotidiano".
Fonte: FETEMS