Paranaíba ganha destaque na mídia por implantação de cooperativa de reciclagem
Novamente Paranaíba é destaque nas mídias do estado em razão do desenvolvimento realizado em diversas áreas. Desta vez, o município foi reconhecido pelo apoio ao Meio Ambiente, por ter implantado a COOREPA (Cooperativa Recicla Paranaíba). Saiu no Jornal Correio do Estado, do último dia 15, que a cidade é uma das quatro de Mato Grosso do Sul que possui sistema de Coleta Seletiva do Lixo, segundo levantamento do IBGE. Pelo mesmo motivo no último dia 26, Paranaíba também ganhou espaço na televisão, no jornal MS Notícias 1ª edição, exibido na TV Morena, emissora local da Rede Globo.
Implantado em 2010, a COOREPA é uma iniciativa da Prefeitura de Paranaíba, UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Banco do Brasil e outros colaboradores. O projeto da Cooperativa já conquistou grandes feitos, como por exemplo, ser um dos oito vencedores do Prêmio Santander Universidade Solidária, com premiação de R$ 50 mil. Neste evento mais de 990 projetos estavam inscritos em todo o Brasil.
Neste mês foi firmado um convênio com a fundação Banco do Brasil, do projeto voluntariado BB, para o recebimento de um caminhão no valor de R$ 58.500,00, que deverá ser entregue nos próximos dias.
A Prefeitura de Paranaíba foi responsável pela preparação do local que abriga a cooperativa e oferece o veículo para coleta dos materiais. A Secretaria de Meio Ambiente acompanha as ações dos cooperados desde o início dos cursos oferecidos para a sua instalação até os dias de hoje, quando já se faz a separação e venda do material reciclável.
A COOREPA é, antes de mais nada, um método de organização dos materiais aproveitáveis. Seus cooperados, que no início eram na maioria analfabetos, hoje recebem ensino educativo, melhoria de saúde e assistência social.
Para o funcionamento da Cooperativa, a Prefeitura implantou a coleta seletiva. A iniciativa beneficia o meio ambiente de Paranaíba, pois se antes esse era um assunto pouco discutido e até com poucas iniciativas, hoje é possível dizer que um grande primeiro passo já foi dado.
A COOREPA melhorou os hábitos e costumes da população de Paranaíba, que antes precisava de conscientização. A Administração Municipal, assim como os outros colaboradores do projeto ressaltam que a participação da comunidade continua muito importante, já que ela colabora com as ações. "É importante que a população continue separando corretamente o lixo", disse a secretária de Meio Ambiente, Janete Martins Brandão.
Luzia Sandra Nogueira da Costa Awadi, presidente da cooperativa, vê o reconhecimento do trabalho desenvolvido como uma conquista da união de esforços da Prefeitura com a UFMS e o Banco do Brasil. Para ela, na cooperativa ainda tem muito trabalho a ser feito, porém com o apoio recebido do Município, não está distante de se tornar a melhor cooperativa do estado. "Se tudo caminhar bem, como está, iremos juntos melhorar a coleta seletiva de lixo em Paranaíba. Com o novo caminhão, que já tem estrutura para carregar material reciclável, será possível uma ampliação da coleta seletiva para outros bairros da cidade. Eu tenho certeza de que o nosso trabalho continuará reconhecido".
A Prefeitura fez a doação de um terreno para a implantação definitiva da COOREPA, e falta apenas escriturar e entregar aos cooperados. Ampliar o atendimento e equipar a cooperativa também são metas do Município.
A consciência ambiental está tomando conta dos lares de Mato Grosso do Sul e dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que em 170 mil domicílios do Estado, 22,3% do total de moradias, é feita separação do lixo orgânico do reciclável. Melhor, em 11,8% dos domicílios o material selecionado é destinado para programas de coleta seletiva.
Assessoria