Secretaria de Meio Ambiente alerta sobre riscos de queimadas
O tempo seco tem sido um agravante para as ocorrências de queimadas em Paranaíba. Diversos casos já foram registrados, como foi o caso da queimada repentina no bambuzal do Clube Atlético Paranaibense, mês passado. Por este motivo, a Secretaria de Meio Ambiente, alerta sobre os riscos causados pelas queimadas.
De acordo com Janete Martins Brandão, secretária de Meio Ambiente, as queimadas causam incômodo para a população e mal para a saúde. "Alertamos, mais uma vez, que esta prática emite gases tóxicos de ação cancerígena, produzindo dióxido de carbono e agrava o meio ambiente. São muitas as pessoas de nossa cidade que ainda recorrem à condenável prática de atear fogo na vegetação seca de terrenos baldios, lugares que não podem ocorrer esta ação". Ainda segundo Janete, outro alerta é com relação à fumaça, pois ela pode causar problemas respiratórios.
A Secretaria de Meio Ambiente atende a muitas ocorrências de incêndios, parte deles provocados pela população. Muitas das vezes, as solicitações são feitas pelos próprios vizinhos. "Quem ateia fogo oferece risco de vida, tanto à saúde de si mesmo, quanto à do próximo, além do fogo ser um problema maior, com consequências maiores de incendiar uma residência, pondo em risco às moradias em sua volta".
Janete ressaltou que atear fogo em terreno baldio é crime e deve sim, ser denunciado. "As testemunhas precisam denunciar para coibir essa ação. O Corpo de Bombeiros é parceiro da Prefeitura e tem realizado esse trabalho de combate ao incêndio incansavelmente, mas é preciso que todos tenham consciência e não coloquem fogo em terrenos baldios", finalizou Janete.
Incêndio nas imediações do CAP causa grande perigo
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Paranaíba - MS