Controle de Vetores recolhe mais de 70 toneladas de pneus de Paranaíba
A Prefeitura de Paranaíba, por meio do Controle de Vetores, recolheu do município mais de 70 toneladas de pneus, itens considerados criadouros de mosquito da dengue. A coleta ocorreu durante realização de trabalhos dos agentes de combate de endemias e também com a colaboração de borracheiros, que destinam de pneus inutilizáveis para o Eco Ponto – local criado para o depósito.
Para combater o surgimento do aedes aegypti, é importante que seja dado destino correto aos pneus velhos. Por isso, no final do mês passado foram recolhidos e enviados para a Eco Pneus Reciclagem de Pneus Ldta, de Campo Grande, aproximadamente 14 toneladas de pneus; na última segunda-feira foram recolhidas aproximadamente 22 toneladas. Somente neste ano, tiveram destino final 70 toneladas.
Segundo Ymara Lúcia Zanin Palchetti, diretora do Controle Municipal de Vetores – responsável pelo recolhimento –, a questão dos pneus em relação à dengue é bastante séria. Ela lembrou que, nos anos 50, Osvaldo Cruz conseguiu erradicar o aedes aegypti do Brasil, porém o mosquito voltou em pneus, provavelmente contrabandeados do Caribe. Conforme ela, a Lei dos Resíduos Sólidos diz que a responsabilidade dos pneus cabe ao fabricante, mas ela diz também que deve haver o envolvimento das políticas públicas. Por isso, garantiu a coordenadora, a Prefeitura Municipal, por meio do Controle de Vetores, cumpre o seu dever de recolher e enviar os pneus para um destino correto.
“De acordo com a Lei de Resíduos Sólidos, a responsabilidade é do fabricante, do distribuidor, do comerciante e da gestão pública. Neste caso a Gestão Pública está exercendo o seu papel, através dos agentes do controle de Vetores e dos comerciantes”, falou.
Ymara pede atenção especial para não jogar pneus em terrenos baldios, na beira de córregos ou em quintais sem proteção. Em caso de denúncia ou doação de pneus o telefone à disposição é o 3669-0093.
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Paranaíba - MS