MPE faz operação contra contratação fraudulenta em Paranaíba
Uma operação do Ministério Público, executada pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), cumpre desde às 6 horas da terça-feira (3), cinco mandados de busca e apreensão e sete de condução coercitiva na prefeitura de Paranaíba. De acordo com o Gaeco, a operação está sendo feita para apurar denúncias de desvio de recursos e contratação de empresas para serviços que não foram executados.
Segundo Gaeco, estão sendo investigadas as secretarias de Finança e Administração. Os contratos eram firmados sem licitação, muitas vezes, alegando urgência, o que não se enquadraria no tipo de serviço. Em levantamento preliminar, o desvio seria de R$ 100 mil.
Os mandados de condução coercitiva são contra secretários e funcionários de confiança das secretarias. Eles serão levados à delegacia de Polícia Civil e vão prestar esclarecimentos.
Durante todo o dia, promotores analisarão os documentos apreendidos nas secretarias. Segundo o Gaeco, as investigações tiveram início há sete meses quando uma Organização Não Governamental (ONG) denunciou possíveis contratações fraudulentas que estariam ocorrendo nas secretarias da cidade.
Operação investiga denúncias contra duas secretarias em Paranaíba.
A ação apura casos de desvio de recursos e contratações irregulares.
Fonte: G1