Dia D de vacinação contra poliomielite supera expectativas
Em Paranaíba, 38,97% das crianças menores de cinco anos foram vacinadas somente no primeiro dia da campanha
O dia D de vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil) obteve um resultado satisfatório em Paranaíba, no último sábado, 16. Foram vacinadas 38,97% do público-alvo da campanha, ou seja, 982 crianças menores de cinco anos. O percentual foi maior que a média estadual, que somou pouco mais de 28%, e também superior à nacional, que atingiu os 32%.
De acordo com a coordenadora de imunização, Ariane Oliveira Bruno, apesar do alto número para o primeiro dia de campanha, muitas crianças ainda precisam ser vacinadas. A meta para Paranaíba é atingir 100% das crianças, o que equivale a 2520.
Este ano, as duas doses das gotinhas são oferecidas em uma única etapa. A campanha segue até o dia 16 de julho em todos os postos de vacinação, das 7h às 16h. “Os pais ou responsáveis devem estar munidos com a carteirinha de vacinação da criança”, destacou a coordenadora.
Ariane ainda disse que não há contra-indicações, a não ser que a criança esteja doente. "Se a criança apresentar febre nas últimas 72 horas antecedentes à vacinação ou alguma infecção, é preciso esperar que ela se recupere. Tosse, resfriado ou algum sintoma que não apresente febre ou infecção não impede a vacinação", explicou.
A doença
A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa viral aguda que atinge, principalmente, crianças de até cinco anos. Não há tratamento; somente a prevenção, por meio da vacina, garante a imunidade.
Apesar de não serem diagnosticados casos no Brasil desde a década de 1980, há registros da doença em outros países, por isso a importância da vacinação anualmente, porque o poliovírus, causador da enfermidade, pode ser reintroduzido no país por ainda circular no mundo. Nos últimos cinco anos, 35 países registraram casos de poliomielite, sendo que três ainda são considerados endêmicos: Afeganistão, Nigéria e Paquistão.
Assessoria