Paranaíba - MS, 01 de Novembro de 2024

Prefeitura lembra Dia Mundial Contra a Violência à Pessoa Idosa

14/06/2012 às 08:23

A Prefeitura de Paranaíba, por meio do Creas (Centro de Referência Especializada de Assistência Social), lembrará amanhã sexta-feira (15/06), o Dia Mundial Contra a Violência à Pessoa Idosa, na Praça da República, às 8h.

Esse é o primeiro ano que o dia será lembrado no município. Ana Carolina C. Sobreiro Brandão, psicóloga do Creas, explicou que a iniciativa visa atender a uma campanha nacional e objetiva a conscientização da população sobre a não violência da pessoa idosa. "A gente busca evitar com isso ações de maus tratos e negligência ao idoso", falou.

No local haverá aferição de pressão, distribuição de panfletos, orientação a população em geral e atividades físicas voltadas aos idosos. "Será um convite à saúde e bem estar deles".
Ana Carolina contou que quase toda semana, no Creas, chegam denúncias de pessoas idosas que foram vitimas da violência. Ela esclareceu existir vários tipos de violência, sendo, a física, psicologia, negligência e patrimonial.

A psicóloga ressaltou que a maioria das denúncias é de violência física e também negligencias e psicológicas. Dentre as diversas formas de violência sofridas pelos idosos, estão também as agressões psicológicas. Na maioria dos casos, a agressão vem de pessoas da própria família ou bem próximas a eles. O abandono nos asilos, a falta de carinho, a pressão psicológica e o descaso são formas de violência que muitas vezes passam despercebidas.

A maioria dos casos registrados é contra mulheres acima dos 70 anos, e que vivem com familiares. O perfil mais comum é o de uma pessoa passiva, complacente, impotente, dependente e vulnerável. Esses idosos costumam ser solitários e isolados, podendo apresentar baixa estima e depressão. Já o agressor costuma ser um adulto de meia idade, geralmente um filho ou neto, e que depende financeiramente da vítima. Em muitos casos, agressores com problemas mentais e/ou dependente de álcool ou drogas.

Ana Carolina frisou ainda ser preciso ficar atento quanto a violência patrimonial, que é a utilização dos benefícios como aposentadoria, Benefício de Prestação Continuado e imóvel por parte de terceiros. "Essa violência é quando a pessoa se apossa de bens e imóvel do idoso".
A ONU (Organização das Nações Unidas) reconhece que a violência à pessoa idosa é violação aos direitos humanos. Cleide Aparecida Martins Barbosa Silva, educadora social do Creas, disse ser importante a população comunicar aos órgãos competentes. "Em caso de abuso, exploração e violência contra a pessoa idosa podem ser acionados, o Creas, a delegacia de Polícia Civil, Conselho do Idoso, a Promotoria ou até mesmo pelo DISQUE 100".

No Brasil, 65% dos idosos consideram maus tratos a forma preconceituosa como são tratados pela sociedade em geral: as baixas aposentadorias, os desrespeitos que sofrem no transporte público e a falta de leitos nos hospitais. No nível doméstico, só é relatado o abandono por parte das famílias.

Assessoria

  • Pronto Vet Pronto Socorro Veterinário, (67) 3668-0377 / 99966-0377
  • Fiat Selena - (67) 3668-1532
  • Escritório Contábil Contalex, (67) 3668-1590