PM de Paranaíba realiza videomonitoramento para coibir criminalidade no município
Com 18 câmeras de vídeo instaladas em pontos estratégicos da área central, que abrange estabelecimentos comerciais e instituições financeiras, a Polícia Militar do município de Paranaíba está utilizando a tecnologia para auxiliar as fiscalizações rotineiras e conter a criminalidade. As câmeras estão instaladas em cruzamentos da área central, captando imagens nas 24 horas do dia e são acompanhadas por policiais na sala de monitoramento no 13º Batalhão de Polícia Militar (13º BPM).
O monitoramento eletrônico está sendo implantado em quatro etapas. A primeira delas foi realizada através de um projeto piloto, com a instalação de três câmeras para monitorar as festas de carnaval. Nesta segunda fase mais 15 câmeras foram instaladas - um total de 18 pontos já em pleno funcionamento.
Segundo o presidente Comcisp, Samuel Garcia Alonso Filho o projeto conta com a instalação de 70 câmeras para realizar o monitoramento dos principais pontos de criminalidade. Uma terceira fase contará com a instalação de aproximadamente 25 câmeras nas escolas e saídas da cidade. Já para a quarta etapa está prevista outras 27 câmeras, que farão o monitoramento dos bairros mais distantes da área central.
Na opinião de Samuel, os índices de criminalidade serão reduzidos com a implantação da nova ferramenta. "Com o monitoramento as policias civil e militar terão melhores condições de atuar na prevenção e repressão da criminalidade. As imagens também vão auxiliar na investigação de crimes. Com isso a polícia está mais próxima da população, reforçando a filosofia da Polícia Comunitária", ressaltou o presidente do Conselho.
A parceria da polícia com a comunidade vai tornar cada vez mais o sistema de monitoramento um investimento promissor na redução da criminalidade e aproximação da instituição junto à comunidade local, de acordo com o presidente do Conselho Municipal de Cidadania e Segurança de Paranaíba. "Víamos no passado, uma polícia opressora e separada da população e que, mesmo assim, não conseguia inibir a prática de crimes. Hoje vemos uma real parceria entre a população e a instituição da Segurança Pública, na qual a maneira atenciosa de atendimento da PM à população vem trazendo frutos e principalmente, auxiliando na diminuição dos índices de criminalidade em nossa cidade", conta Samuel.
Os municípios que já utilizam os equipamentos de videomonitoramento registraram cerca de 50% de queda nos índices de criminalidade, informou o coronel Daniel de Souza Benevides, comandante do 13º BPM. "Queremos chegar a este percentual ou bem próximo dele. Atualmente temos mantido a meta estadual, estabelecia pelo Plano de Segurança Pública, que é de 8%. Com este sistema vamos ter oportunidade de esclarecer ocorrências, além de nos auxiliar nas investigações e identificação de criminosos que atuam em Paranaíba", lembrou o comandante. "O monitoramento é pioneiro entre os municípios de Mato Grosso do Sul e temos acompanhado e tido auxílio também na elucidação de crimes de trânsito".
O coronel Daniel lembra que o sistema tem contribuído para o patrulhamento e deslocamento de pessoal até o local das ocorrências. "Quando encaminhamos uma patrulha já sabemos o contexto e a real situação da ocorrência, facilitando assim a atuação da polícia".
O projeto conta com a parceria do governo do Estado, Conselho Municipal de Cidadania e Segurança de Paranaíba (Comcisp), Ministério Público, população, Associação Comercial e Empresarial de Paranaíba (Acip), Lojas Maçonicas, Rotarys, Lions Clube, Sindicato Rural, Imprensa local, Comerciantes, Indústrias e Pecuaristas do Município.
Fotos da Inauguração do Sistema de Monitoramento
Fonte: Notícias MS