Prefeitura oferece capacitação sobre recuperação de áreas
Recuperação de Áreas Degradadas e Técnicas de Nucleação na Recuperação dessas áreas, com Práticas de Campo, foram os temas trabalhados no Curso de Gestão de Recursos Hídricos, pela UFG (Universidade Federal de Goiás), em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de Paranaíba e UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul). A abrangência do assunto ocorreu nos últimos dias 4 e 5, com os palestrantes Christiano Peres Coelho (Engenheiro Ambiental) e Wendy Carniello (Engenheiro Florestal), que ofereceram aulas técnicas de Bioengenharia para estabilização em voçorocas à beira do rio Santana e seus afluentes.
Já nos últimos dias 11 e 12, foram ministradas as palestras: Técnicas de Geoprocessamento, com base em Estudos Integrados de Bacias Hidrográficas, como exemplos e modelos da Bacia Hidrográfica do rio Paranaíba, onde os professores Flávio Dachholz e Alécio Perini Martins, especialistas em Geologia, ministraram o curso com aulas práticas, na bacia do rio Santana, utilizando imagens de satélites e softwares de geoprocessamento para estudos de bacias hidrográficas, com diferentes variáveis, na preservação dos recursos hídricos. Eles enfatizaram os rios Santana/Aporé e salientaram a importância e urgência da criação do comitê dessa bacia.
Em seguida, foram contemplados com a palestra do professor Bruno Augusto Pasian Catolino, especialista em Direitos Humanos e Direitos Agrários da UEMS e das Fipar, com as legislações ambientais sobre Gestão de Recursos Hídricos da ANA/SEMAC/IMASUL e também a nível mundial. Por último, falou das perspectivas do Novo Código Florestal Brasileiro e do evento Rio + 20, no mês de junho.
Janete Brandão, secretária de Meio Ambiente, disse ter ficado satisfeita com a participação efetiva dos cursistas. "Eles mostraram interesse e preocupação com as áreas degradadas dos nossos rios e ainda estão dispostos a colaborar com as práticas que adquiriram", finalizou.
Assessoria