Policia militar ambiental faz vistorias em propriedade de Paranaíba e aplica multas
A Polícia Militar Ambiental, o Ministério Público e o Conselho de Meio Ambiente de Paranaíba estão realizando desde o começo do mês, um trabalho para conter a destruição dos afluentes do Rio Santana, que estão sendo degradadas pelo assoreamento.
O objetivo é vistoriar todas as propriedades para levantar o tamanho do problemas de conservação dos solos, especialmente os locias de grandes erosões. Todas as irregularidades estão sendo levantadas pelos policiais e encaminhados ao Ministério Público, para que se possa firmar Termos de Ajustamentos de Condutas (TACs) com os proprietários, com a intenção de recuperar as áreas degradadas.
Algumas multas foram efetuadas quando os policiais percebem que houve muito desleixo do proprietário na conservação do solo, ou quando há desmatamentos de nascentes e matas ciliares, que demonstram a despreocupação do proprietário rural com o meio ambiente. Até o momento, foram 15 propriedades vistoriadas e 05 proprietários autuados, com multas que chegaram a R$ 250 mil, as vistorias devem terminar até o fim do ano.
Matéria: Pablo Nogueira