Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Nos dias 17 e 18 de maio, o SEST SENAT em parceria com a SEMED – Secretaria Muncipal de Educação e FUNDAC – Fundação Municipal de Cultura irá realizar palestras, intervenções, show cultural e distribuição de material informativo sobre o enfrentamento à exploração sexual infanto-juvenil, na Orla Morena e na Escola Municipal Padre Tomaz Ghirardelli
Os profissionais do SEST SENAT de Campo Grande realizarão, nesta quinta-feira (17) atividades para levar à população formas de identificar e combater a violência. A conscientização será feita por meio da distribuição de informativos e orientações gerais, a partir das 19h, na Orla Morena.
O mesmo acontecerá dia 18, na Escola Municipal Padre Tomaz Ghirardelli, que fica no Parque Lajeado, com alunos de 9 a 14 anos, no período da manhã e alunos do EJA – Ensino de Jovens e Adultos, no período noturno. Durante o intervalo das aulas, o SEST SENAT realizará apresentação cultural, sessão de cinema e palestra para conscientização de crianças, jovens e adultos sobre o assunto, visando torná-los mais preparados para identificar possíveis situações de violência e ajudar no combate à exploração sexual.
Segundo relatório realizado pela Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), em todo o ano de 2011, foram recebidas e encaminhadas pelo Disque 100, 91.932 denúncias, o triplo das registradas em todo o ano de 2010 (30.543). De acordo com o documento, a maioria das denúncias foi registrada na região Nordeste, seguido por Sudeste, Norte, Sul e Centro-oeste.
Em maio do mesmo ano, a SDH/PR mostrou que em metade dos municípios brasileiros há registros de denúncias de exploração sexual contra crianças e adolescentes. De acordo com o mapeamento, as regiões Sudeste e Nordeste concentram 64% dos municípios de onde partiram ligações para o Disque 100.
18 de maio
Essa data, 18 de maio, foi escolhida como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em virtude de um crime bárbaro ocorrido em Vitória (ES). No dia 18 de maio de 1973, Aracelli Cabrera Sanches Crespo, de nove anos, foi violentamente assassinada, o seu corpo foi encontrado seis dias depois completamente desfigurado e com sinais de abuso sexual. Os responsáveis pelo crime nunca foram penalizados, por se tratarem de filhos de pessoas influentes da cidade. Essa data foi definida a partir da lei nº 9.970, de 17 de maio de 2000.
Assessoria