Sociedade e universidades podem sugerir melhorias para uso do Rio Paranaíba
A partir de ontem segunda-feira(14), a sociedade civil, os empresários e as universidades de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás e do Distrito Federal podem apresentar sugestões para melhorar o gerenciamento da bacia hidrográfica do Rio Paranaíba, que banha cidades de todas essas unidades da Federação.
As informações que virão a partir das sugestões serão usadas no Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba (PRH-Paranaíba). O objetivo é conhecer a situação atual nas áreas da bacia e projetar qual será o cenário no futuro, tal como a possibilidade de escassez de água em determinadas regiões. O Rio Paranaíba e seus afluentes banham quatro municípios de Mato Grosso do Sul.
“Na primeira etapa, fizemos o diagnóstico, com o que tem nas regiões, como aspetos físicos e econômicos, quanto está sendo usado de água e qual a disponibilidade de recursos hídricos. Agora, queremos saber o que pode acontecer até 2030, o que pode piorar e onde teria conflito, por exemplo”, explicou o especialista em recursos hídricos da Agência Nacional de Águas (ANA), Márcio de Araújo Silva.
As consultas serão divididas em nove reuniões públicas, em diferentes cidades, entre 14 de maio e 1° de junho. Nesses encontros, a proposta é reunir sugestões tanto de representantes de governos locais quanto de usuários de recursos hídricos e comunidades locais.
Fonte: Agência Brasil