SES e secretarias municipais dão continuidade à Campanha de Vacinação contra gripe
A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES) e as Secretarias Municipais de Saúde dão continuidade à Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe iniciada no dia 5 de maio em todo Brasil. As doses da vacina contra o vírus Influenza H1N1 já estão disponíveis em todos os postos de saúde do Estado. A campanha de vacinação de 2012, que segue até o dia 25 de maio, tem como público alvo a população idosa de 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde que atuam em unidades que fazem atendimento para a influenza, crianças na faixa etária de seis meses a dois anos, gestantes e populações indígenas.
Este ano, a campanha conta pela primeira vez com inclusão da população prisional como público alvo. Em Mato Grosso do Sul, a estimativa é de que aproximadamente 11 mil pessoas nas unidades prisionais sejam vacinadas. A iniciativa é resultado do Plano Nacional de Saúde do Sistema Penitenciário, executado em parceria com os Ministérios da Justiça e da Saúde.
De acordo com a SES, a população prisional começa a fazer parte do público alvo devido ao seu grau de vulnerabilidade. Com a vacinação há o bloqueio de transmissão do vírus da gripe para outros presos e, consequentemente, para os visitantes das unidades.
Doses
Para Mato Grosso do Sul foram disponibilizadas 469.700 doses da vacina. A meta é que sejam imunizadas aproximadamente 426.995 pessoas, tendo como meta mínima 80% do público alvo. De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde da SES, Bernadete Gomes Lewandowski, é importante que a população vá até os postos durante a campanha para que não ocorram imprevistos após o período de imunização. "A participação da população é importante para o sucesso da campanha, em especial o público alvo. As crianças que receberam as duas doses da vacina contra a gripe no ano passado receberão apenas uma dose este ano, já que não houve variação do vírus. Com as vacinas já disponibilizadas nos postos de saúde, é de extrema importância que as pessoas incluídas no público alvo se dirijam até as unidades para se vacinar, para que não ocorram imprevistos após o período de mobilização ", disse a diretora.
A vacina não é recomendável para pessoas que possuem alergia à proteína do ovo, utilizada na sua fabricação, ou para quem teve reações adversas a doses anteriores. Em casos de doenças agudas e febris ou de pacientes com doenças neurológicas, é necessária a busca por avaliação médica. Quem pretende doar sangue deve aguardar 48 horas após a dose para realizar a doação.
Fonte: Notícias MS