Paranaíba - MS, 01 de Novembro de 2024

Profissionais da saúde recebem capacitação sobre hanseníase

27/04/2012 às 15:50
Profissionais da saúde recebem capacitação sobre hanseníase

A Prefeitura de Paranaíba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, da Vigilância Epidemiológica e do Governo do Estado, realizou uma Capacitação Prática de Diagnóstico em Hanseníase, na última quinta-feira, 26, a partir das 8h, no auditório do Hotel Sul.

O curso, ministrado pelo Dr. Jaison Antônio Barreto, médico dermatologista / hansenólogo do ILSL (Instituto Lauro de Souza Lima) - Bauru-SP, teve como objetivo capacitar médicos, enfermeiros, dentistas, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais a fim de ampliar seus conhecimentos sobre o assunto e, assim, prestar um atendimento com mais qualidade aos usuários.

Jaison disse que Paranaíba está fazendo um trabalho exemplar em relação à doença. "Os profissionais estão indo atrás dos casos e examinado os familiares. É meta do Ministério da Saúde examinar 100% dos familiares dos pacientes diagnosticados com hanseníase por ser uma doença transmissível".

De acordo com o Prefeito Municipal, Paranaíba é a 1ª cidade no Estado na profilaxia e tratamento de Hanseníase. "Nós já trazemos para Paranaíba um infectologista, especialista em casos de hanseníase, o que colaborou intensamente para os diagnósticos precoces da doença e agora, com a realização deste curso, capacitaremos ainda mais os profissionais da saúde", disse.

O prefeito ainda agradeceu os presentes no evento. "Nossa população é privilegiada por não precisar sair da cidade para ter acesso ao tratamento de hanseníase. Quero parabenizar cada funcionário da rede pública de saúde. Em Paranaíba, a saúde vai bem por causa de cada um de vocês".

Além do Dr. Jaison, fizeram o monitoramento dos participantes: Eunice Atsuko T. Cunha, farmacêutica bioquímica / LACEN-MS; Marli Marques, enfermeira sanitarista e gerente técnica do PCT/PCH/SES/MS; e Mayara Ângelo, enfermeira da SES/MS.

A doença

Segundo o especialista Dr. Jaison Barreto, no Brasil há cerca de 45 mil a 50 mil casos diagnosticados por ano, sendo que em Mato Grosso do Sul esse número é de aproximadamente 700 a 800 casos.

A hanseníase é uma doença 100% curável, que se caracteriza por dormência, formigamento e manchas na pele que não pegam pó, não suam e com alteração de sensibilidade. A pessoa pode se queimar ou se cortar e não sentir. Pode ainda ter câimbra nas pernas, nos braços e nos cotovelos. “Constatado algum desses sintomas, deve-se procurar a unidade de saúde mais próxima. Aqui em Paranaíba os profissionais estão muito aptos a diagnosticar e tratar os pacientes com a doença”, concluiu.

Assessoria

Mais Fotos

Profissionais da saúde recebem capacitação sobre hanseníase
  • Escritório Contábil Contalex, (67) 3668-1590
  • Pronto Vet Pronto Socorro Veterinário, (67) 3668-0377 / 99966-0377
  • Fiat Selena - (67) 3668-1532