Escola Major comemora medalhas da Coespa de basquete
Zé Braquiara participou da cerimônia feita para a entrega aos alunos
A Escola Municipal Major Francisco Faustino Dias foi a unidade que mais ficou no ranking das melhores na etapa de basquete da Coespa (Copa Estudantil de Paranaíba), ocorrida de 13 a 15 de abril. A unidade só não apareceu na categoria infantil (feminino e masculino), por isso comemorou em grande estilo, fazendo uma cerimônia com a participação do prefeito, José Garcia de Freitas (Zé Braquiara).
Na oportunidade, o prefeito parabenizou a diretoria da escola pela iniciativa de incentivar o esporte com o reconhecimento oferecido aos participantes. "É muito importante que os alunos estejam motivados para fazer uma atividade física. Quero dar os parabéns a todos estes alunos que participaram da Coespa durante a etapa de basquete. O nosso objetivo é incentivar a prática de esporte e oferecer uma boa educação a todos os nossos alunos", disse.
O prefeito falou da conquista de uma quadra esportiva de R$ 490 mil para a escola. A Administração Municipal apresentou sua demanda no Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação (Simec) – Módulo PAR Plano de Metas 2010, referente à Construção de quadras de esportes cobertas para atender aos alunos de sua rede e em 2011 o FNDE liberou o sistema para cadastro da escola, o que foi feito e tramitado via Simec. A antiga quadra já começou a ser demolida para a construção da obra. "Esta é uma grande conquista para a educação de Paranaíba", frisou.
Elza Aparecida da Silva Komatsu, diretora da escola Major agradeceu a presença do prefeito e também a iniciativa de buscar uma quadra para a escola. "Nós estamos muito felizes com esta conquista".
Na etapa de basquete, a unidade recebeu ouro nas categorias pré-mirim feminino e mirim feminino e prata em pré-mirim masculino e mirim masculino. Para o professor Mauro Mignolli Junior, as medalhas são reflexos de treinamento sério e empenho dos alunos. "Este é um trabalho de quase dez anos. O resultado no basquete é a sequência do nosso trabalho, fruto do que eles estão aprendendo e evoluindo", destacou.
Além das aulas de educação física, os alunos passam por um treinamento fora do horário. Segundo Mauro, a perspectiva de desenvolvimento é sempre a melhor. O professor ainda ressaltou a grandiosidade de a escola ter sido contemplada com uma quadra coberta. "Estamos felizes, porque teremos uma quadra coberta, com isso haverá novos horários para mais treinamentos e a evolução será melhor. Nossa escola participa de todas as etapas da Coespa. A nossa prioridade agora é treinar para a etapa de handebol. Como a quadra está em reforma, iremos procurar um local provisório", falou.
O professor parabenizou seus alunos e disse que a escola Major busca interagir com os estudantes, usando o esporte como uma atividade física e mental.
Assessoria