Vacinação contra a gripe começa dia 5 de maio
Idosos acima de 60 anos; crianças entre seis meses e dois anos incompletos; e gestantes são o público-alvo da campanha
Dia 5 é o dia D da vacinação contra a gripe. Devem ser vacinados idosos acima de 60 anos, crianças de seis meses a menores de dois anos, gestantes e profissionais que atuam na área da saúde. A meta é vacinar 100% do público-alvo.
Estarão disponíveis vacinas contra três tipos de vírus: Influenza B, Influenza H1N1 (causador da gripe suína) e a Influenza H3N2, em uma mesma dose.
De acordo com Laureen Vieira Praxedes, coordenadora interina de imunização em Paranaíba, a vacinação acontece anualmente, porque o vírus da gripe está sempre em mutação. "Por este motivo, é necessária a campanha todos os anos, pois assim a vacina vai se atualizando", explicou.
A campanha segue até dia 25 de maio, das 7h às 16h, em todos os postos de saúde. É preciso estar munido com o RG e o cartão de vacinação.
A vacina é um dos meios de prevenir a gripe e suas complicações, além de apresentar um impacto na diminuição das internações hospitalares e da mortalidade evitável. Estudos nacionais e internacionais demonstram que a vacinação pode reduzir de 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por doenças respiratórias.
Crianças
A vacinação para as crianças será realizada em duas etapas. Os pais devem levar seus filhos para tomarem a primeira dose durante o prazo da campanha e, após 30 dias, retornar ao posto de saúde para que seja aplicada a segunda dose.
Uma só dose não é eficaz para imunizar a criança. "Os pais não podem se esquecer de levar seus filhos ao posto para tomar a segunda dose. Uma dose é a complementação da outra, por isso é essencial que a criança tome as duas, caso contrário, não estará protegida", alertou Laureen.
Como as cepas da vacina sazonal a serem utilizadas na campanha de 2012 são as mesmas de 2011, todas as crianças da faixa etária indicada que receberam uma ou duas doses da vacina contra a influenza sazonal em 2011, devem receber apenas uma dose em 2012.
Assessoria