Hanseníase é tema de capacitação para profissionais da saúde
A Prefeitura de Paranaíba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, da Vigilância Epidemiológica e do Governo do Estado, realiza uma Capacitação Prática de Diagnóstico em Hanseníase, quinta-feira (26), a partir das 8h, no auditório do Hotel Sul.
O curso será ministrado pelo Dr. Jaison Antônio Barreto, médico dermatologista/ hansenólogo do ILSL (Instituto Lauro de Souza Lima) - Bauru-SP. O objetivo é capacitar médicos, enfermeiros, dentistas, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais a fim de ampliar seus conhecimentos sobre o assunto e, assim, prestar um atendimento com mais qualidade aos usuários.
Segundo o coordenador da Vigilância Epidemiológica, Max Freitas Silveira, esta capacitação será basicamente uma avaliação prática. "Nós vamos trabalhar com pacientes suspeitos de hanseníase. O médico irá mostrar, na prática, como pode ser feito o diagnóstico de uma suspeita da doença. A intenção é qualificar ainda mais os médicos do nosso município", explicou.
De acordo com o Prefeito Municipal, Paranaíba é a 1ª cidade no Estado na profilaxia e tratamento de Hanseníase. "Nós já trazemos para Paranaíba um infectologista, especialista em casos de hanseníase, o que colaborou intensamente para os diagnósticos precoces da doença e agora, com a realização deste curso, capacitaremos ainda mais os profissionais da saúde", disse.
Além do Dr. Jaison, também farão o monitoramento dos participantes: Eunice Atsuko T. Cunha, farmacêutica bioquímica/LACEN-MS; Marli Marques, enfermeira sanitarista e gerente técnica do PCT/PCH/SES/MS; e Mayara Ângelo, enfermeira da SES/MS.
Confira a programação:
8h – Recepção dos participantes e pré-teste;
8h30 – Aula prática: exame clínico de contatos suspeitos dermatoneurológicos e de casos tratados apresentando queixas ou surto reacional; Rotina de laboratório para pesquisa de BAAR;
10h – Coffee break;
10h15 – Apresentação - grupo teatral dos agentes comunitários;
10h45 – Continuação de aula prática;
12h – Horário para almoço;
13h30 – Aula prática: exame clínico de contatos suspeitos dermatoneurológicos e de casos tratados apresentando queixas ou surto reacional; Rotina de laboratório para pesquisa de BAAR;
15h30 – Coffee break;
15h45 – Continuação da aula prática;
17h15 – Pós-teste;
.
17h30 – Encerramento.
Assessoria