Paranaíba - MS, 01 de Novembro de 2024

Imasul, Embrapa e UFMS recebem homenagem do deputado Tita

04/04/2012 às 08:04
Imasul, Embrapa e UFMS recebem homenagem do deputado Tita

Uma moção de congratulação foi apresentada ontem (03/04) pelo deputado estadual Diogo Tita (PPS) pela parceria celebrada entre o Imasul, por seu presidente, Carlos Alberto Negreiros Said Menezes, à Embrapa Informativa Agropecuária, pelo Dr. João dos Santos Vila da Silva e a UFMS, por sua reitora Célia Maria da Silva Oliveira, pelo lançamento, na última sexta-feira, (30/03), no auditório Rubens Gil de Camilo, do projeto Geoms.

Ele comentou que trata-se de uma iniciativa pioneira e inédita no nosso país que, com certeza servirá de referência para os demais Estados da Federação Brasileira.

"O Projeto GeoMS, apresentado na última sexta-feira é um diagnóstico atualizadíssimo da cobertura vegetal e a forma de uso da terra no nosso Mato Grosso do Sul", disse.

Tita falou que uma das conclusões apresentada num documento denominado "Cobertura Vegetal e uso da terra do Estado de Mato Grosso do Sul", dá um "puxão de orelha" nos predadores das nascentes e matas ciliares do nosso Estado.

"Os mapas produzidos permitem verificar o baixo compromisso e responsabilidade com a legislação ambiental por parte dos proprietários de terras, que não respeitam os limites mínimos de conservação da vegetação nas áreas de matas ciliares, sendo necessário implementarem políticas que limitem as atividades predatórias nas áreas de nascentes e matas ciliares", destaca.

O parlamentar citou que na mesma solenidade, também foi apresentado um segundo documento com o título: "Melhorando o Sistema de Licenciamento Ambiental do Estado de Mato Grosso do Sul".

"Trata-se também, de um estudo que tem por objetivo melhorar o sistema de gestão ambiental, tornando-se mais eficazes os processos e os procedimentos de licenciamento ambiental", esclarece.

Para o deputado os dois documentos referidos permitirão ao governo estadual estruturar um sistema de informação georreferenciada para monitoramento do espaço rural, gerando informação estratégica, auxiliando as nossas autoridades na tomada de decisão sobre a implantação de Projetos Estratégicos, favorecendo a aprovação de licenças ambientais para investimentos privados.

"Não poderia deixar de congratular os dois estudos apresentados, pois o GeoMS, muito útil, não-somente para nossas autoridades mas, principalmente, para os nossos produtores rurais, pela tecnologia da informação, um sistema de informação geográfica, um banco de dados georreferenciados para consultas e disponibilizarão via web, possibilitando com isso um maior aproveitamento de suas propriedades rurais sem atentar contra o meio ambiente", finalizou Diogo Tita.

Assessoria de imprensa - Carolina Assis
Deputado Estadual Diogo Tita(PPS)

  • Fiat Selena - (67) 3668-1532
  • Escritório Contábil Contalex, (67) 3668-1590
  • Pronto Vet Pronto Socorro Veterinário, (67) 3668-0377 / 99966-0377