Pela terceira vez, Tita propõe programa escolar contra obesidade infantil
Por duas vezes barrado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação, o deputado Diogo Tita (PPS), reapresentou ontem terça-feira(14/02) ,pela terceira vez, o projeto de lei que propõe a criação do Programa Viver Melhor para a Prevenção e o Tratamento da Obesidade Infantil, nas instituições de ensino públicas e privadas do Estado de Mato Grosso do Sul.
O objetivo do “Programa Viver Melhor” é promover hábitos de vida saudável entre os alunos, enfatizando a necessidade de alimentação equilibrada e a prática regular de atividade física, através de exames capazes de diagnosticar a presença da obesidade, avaliação do condicionamento físico, orientação e acompanhamento dos pais e da instituição - inclusive com avaliação da merenda escolar - e desenvolvimento de ações educativas sobre as causas e consequências da obesidade.
De acordo com o autor da proposta, as instituições de ensino públicas e privadas serão obrigadas a realizarem avaliação física nos alunos entre 07 (sete) e 14 (quatorze) anos de idade, a cada 06 (seis) meses, notificando os responsáveis dos alunos repassando as causas, conseqüências, modos de prevenção e tratamento da obesidade infantil.
“A lei sendo aprovada é uma forma de incentivar a reeducação alimentar, as instituições de ensino deverão promover ações especificas contando com o acompanhamento de médicos, nutricionista e psicólogos”, explica.
O deputado aponta que na última pesquisa de orçamento familiar, realizado pelo IBGE, nos anos de 2008 e 2009, constatou-se que 21,7% dos jovens entre 10 e 19 anos estavam acima do peso. "Sabemos que a prevenção é o melhor remédio. Nos cabe orientar e planejar uma melhor qualidade de vida para o futuro da nossa sociedade", justifica.
Ele disse ainda que no fim do ano passado, o prefeito da capital, Nelsinho Trad (PMDB), sancionou uma proposta do vereador Cristóvão Silveira (PSDB), para nossa satisfação, criando nas Escolas Municipais de Campo Grande “A Cantina Saudável”.
“A nossa proposta que desta vez, esperamos seja convertida em Lei, é mais abrangente que a lei já em vigor em nossa capital: além de criar a cantina saudável cria também, a Prevenção e Tratamento da Obesidade Infantil inserido no Programa Viver Melhor, em todas Escolas Pública e Privadas em nosso Estado”, afirma.
O parlamentar lembrou que no ano passado, no dia 21.11, a Rede Record de Televisão, no “Programa de Domingo”, apresentou uma intensa matéria sobre a obesidade nos jovens e o seu perigo. Também, na sexta-feira, dia 19.11.2010, a Rede Globo de Televisão, apresentou no Programa “Globo Repórter” uma matéria dedicada a obesidade nos americanos, que é alarmante, e que os pais, e as autoridades estão fazendo para freá-la.
“Naquele mesmo domingo, chegou às bancas a Revista Semanal “Veja” colocando o assunto “obesidade” em sua matéria de capa. Para discutir esses números, que como já frisado, são alarmantes, ainda, no ano passado, nessa mesmo época, de 17.09.2010, a 20.09.2010, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica – SBCB-, realizou-se a XII edição do Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, e o II Congresso Pan-Americano de Cirurgia do Diabete Tipo 2, na cidade de Bonito, em nosso estado”, diz.
Ao finalizar a leitura da proposta Diogo Tita destacou que diante do exposto, ele tem a convicção que o presente projeto, visa acrescentar melhoria, proteção, prevenção e recuperação da saúde de crianças e adolescentes em nosso Estado.
Assessoria de imprensa - Carolina Assis
Deputado Estadual Diogo Tita(PPS)