Prefeitura prepara IPTU 2012
A Prefeitura já está em fase de impressão dos carnês do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e a primeira parcela vence no próximo dia 20/03. O imposto poderá ser quitado integralmente, com 10% de desconto, ou, pelo valor de lançamento, em até três parcelas mensais.
Se o contribuinte optar pelo parcelamento, a primeira parcela vence dia 20 de março, a segunda no dia 20 de abril e a última em 20 de maio. Caso prefira o pagamento à vista, a data de vencimento é dia 20 de março e o desconto é de 10%.
De acordo com José Barbosa Barros, responsável pelo Departamento de Tributação e Cadastro, as pessoas que se sentirem prejudicadas devido ao valor ao imposto, podem procurar o setor de tributação da Prefeitura para sanarem suas dúvidas. “Iremos rever os cálculos para ninguém se sentir lesado”, disse.
José também explica sobre os carnês dos terrenos. “Só os carnês prediais estão sendo entregues. Quem não receber, deve procurar a Prefeitura. Quanto aos carnês referentes a terrenos, todos devem ser retirados pessoalmente no paço municipal”.
Os contribuintes que pagaram o imposto em dia nos anos anteriores têm ainda desconto do programa de bônus acumulativo, que garante 2,5% de desconto ao ano para quem paga em dia. O bônus continua mesmo com o pagamento parcelado. O contribuinte só perde o desconto se atrasar alguma parcela. Se o contribuinte deixar de pagar o IPTU nesse ano, perde o bônus acumulativo nos outros anos.
O bônus é descontado no lançamento do IPTU do ano seguinte, com um acumulativo de até o limite de 10% a quem completar quatro anos consecutivos de quitação dos tributos lançados no cadastro imobiliário do imposto, até as datas previstas dos seus devidos lançamentos. Assim, o contribuinte pode ter até 10% de desconto e mais 10% se o pagamento for à vista, totalizando 20% de desconto.
Matéria: Pablo Nogueira