Administração Municipal entrega casas do Jardim América III
As residências serão entregues por etapa, para evitar novos atos de vandalismo
Após conseguir resolver o problema das 75 casas do Jardim América III, deixado pela gestão anterior, o Prefeito Municipal fará a entrega a seus respectivos contemplados a partir deste mês.
A entrega será por etapas com o intuito de evitar o vandalismo que estava acontecendo no local. As famílias passaram pelos critérios estabelecidos pela Agehab (Agência Estadual de Habitação Popular de MS) e foram contempladas por meio do programa “Casa da gente”, do FNHIS (Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social), com contrapartida do Município. A construção dessas casas ficou paralisada por um tempo e foi retomada neste ano pela empresa Engekrol.
O Prefeito Municipal relatou ter enfrentado diversas dificuldades deixadas pela gestão anterior, uma delas foi com relação a essas casas. De acordo com Jean Gleik Martins Carvalho, secretário de Infraestrutura do município, as famílias contempladas com essas casas já foram selecionadas pela Secretaria de Assistência Social de Paranaíba.
A data de entrega está sendo definida. A secretária Municipal de Assistência Social, Maria da Graça Saraceni Vieira de Souza, contou que primeiramente serão entregues 31 moradias. A secretária disse que “após o prefeito enfrentar muitos problemas para solucionar o que foi deixado pela administração passada, o sonho das famílias contempladas com as 75 casas, será realizado”.
Os padrões de energia elétrica foram instalados, assim como o relógio do abastecimento de água e as casas estão sendo pintadas. Na segunda remessa de entrega mais 15 famílias estarão em casas próprias. Em um terceiro momento, serão entregues as outras 29 residências.
Conforme explicou a secretária de Assistência Social, as primeiras famílias contempladas têm que mudar, imediatamente, para as casas, porque se deixarem a residência fechada pode haver o risco de acontecerem novos furtos e atos de vandalismo, como havia acontecido anteriormente. “A pessoa não corre o risco de perder a casa, mas corre o risco de entrar e não ter nada na residência, por isso é importante a ocupação imediata”, alertou Graça.
Escrituras
Outro grande avanço para alguns munícipes de Paranaíba é com relação a falta de escrituração de residenciais entregues muitos anos atrás. O prefeito passará as escrituras das casas, de responsabilidade do município, doadas a estes cidadãos que possuem como seguridade somente o documento de doação do Governo Federal em conjunto com a Prefeitura Municipal, ainda neste primeiro trimestre. Os primeiros contemplados serão os moradores do Conjunto Habitacional Padre Libanio, localizado em frente ao Cemitério Municipal. Os moradores da Vila Militar, Jardim América e Paineiras também receberão as escrituras de suas residências. Serão entregues mais de 1.000 escrituras.
Matéria: Luiz Carlos