UFMS rejeita área compra para instalação do curso de Veterinária
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul recusa área doada pela prefeitura de Paranaíba para a instalação do curso de medicina veterinária, segundo documento enviado pela equipe de avaliação existem quatro fatores que impedem a instalação no local: área de reserva legal, Preservação permanente, erosão e solo.
Apesar da boa localização e fácil acesso ao local e boa formação os impertinentes constatados impedem a instalação da fazenda escola no terreno, foram encontrados dois pontos de pequenas erosões com medidas e localizações desfavoráveis para a criação e o manejo de animais, produção de alimentos e implantação de qualquer espécie de infra-instrutora.
Sobre a APP, o relatório diz que a propriedade delimita com o rio Santana por aproximadamente 1.155 metros de extensão. Conta também com várias nascentes que se unem e deságuam em dois pontos do rio, além de cerca de 40 hectares de várzea.
Ao redor de cada nascente, deverá haver um raio de 50 metros de proteção básica hidrográfica. Em toda faixa marginal dos córregos e do rio deverá haver pelo menos 30 metros de APP de cada lado, que deverá ser aumentada de acordo com a largura do curso d’água. A área de várzea também deve contar com APP. Consta no documento que este importante mecanismo de proteção ambiental prejudica a utilização da área para os fins a que se destina, em razão de se encontrarem bastante espalhados na propriedade.
Outros fatores que impedem a utilização do local são a falta de uma reserva legal e o solo que por ser muito arenoso que demandará uma grande quantidade de insumos e uma extensa área de várzea que impede a instalação de um sistema de coleta de esgoto e dejetos de resíduos biológicos sem que seja afetado o lençol freático que fica muito próximo ao solo.
Segundo o secretario de administração da prefeitura não houve uma explanação por parte de Universidade Federal de detalhes que impediram a aceitação da área para instalação do curso de medicina veterinária, conforme Longuinho disse a luta pela vinda do curso ainda não esta terminada e em conversa com a assessoria do Senador Moka que destinou a verba para a instalação não será perdida, e a prefeitura esta em busca de um novo local para desapropriação e a vinda de mais cursos para a unidade da UFMS de Paranaíba.
Matéria: Pablo Nogueira