Paranaíba - MS, 01 de Novembro de 2024

Sindicato Rural participa de seminário em Brasília

02/12/2011 às 15:08
Sindicato Rural participa de seminário em Brasília

Um grupo de 70 lideranças rurais de Mato Grosso do Sul participou em Brasília (DF) no dia 23 do seminário “Os Desafios do Brasil como 5ª Potência Mundial e o Papel do Agronegócio”, para comemorar os 60 anos da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e os 20 anos do Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAR). Mil e quinhentas pessoas debateram o Brasil, o agronegócio e comemoraram as vitórias do campo brasileiro

O presidente do Sindicato Rural de Paranaíba, Wilberto Antônio de Amaral esteve presente na solenidade que colocou em discussão, durante todo o dia, a distribuição da renda no campo, a nova política agrícola brasileira e os desafios e oportunidades do País para crescer mais e subir no ranking das grandes potências econômicas do planeta. Participam do seminário, autoridades do Governo federal, lideranças rurais, parlamentares e renomados especialistas em economia e agronegócio, a presidente da República, Dilma Rousseff, que encerrou o evento às 17h.

A presidente da CNA, senadora Kátia Abreu, abriu o seminário às 9h30, ao lado do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho. Às 10h15, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), defendeu a revisão do papel do Estado.

Durante sua palestra, defendeu a justiça brasileira e citou as reformas realizadas nos últimos anos para dar transparência ao Judiciário. Lembrou a criação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em 2004, mesmo ano em que foi consumada a reforma do Judiciário, além de iniciativas como a adoção da súmula vinculante e o fim do nepotismo.

O primeiro painel "Construindo um novo modelo de política agrícola", às 11h20, teve a participação do secretário-executivo do Ministério da Agricultura, José Carlos Vaz, do secretário-adjunto de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Gilson Bittencourt e da superintendente técnica da CNA, Rosemeire Cristina dos Santos. Durante o painel, foram apresentados os fundamentos da nova política agrícola brasileira e houve um resgate dos instrumentos de política agrícola utilizados nos últimos 80 anos no País.

Em seguida às 14h30, aconteceu o talk show “Os Desafios do Brasil como 5ª potência econômica mundial” e teve como debatedores os economistas Armínio Fraga, ex-presidente do Banco Central e sócio-fundador da Gávea investimentos, e André Esteves, CEO do BTG Pactual, além do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Os especialistas discutiam o potencial da economia brasileira e a participação do agronegócio nesse processo.

Às 17h, a presidente da República, Dilma Rousseff, encerrou o evento, juntamente com a senadora Kátia Abreu, que satisfeita com o encaminhamento da proposta de novo Código Florestal em regime de urgência para o plenário do Senado, agradeceu o empenho dos colegas Senadores e fez questão, mais uma vez, de esclarecer a posição dos produtores rurais brasileiros. “Eu quero reiterar, eu quero repetir, nós não estamos tratando de desmatamento. Nós ao priorizamos desmatamentos. As áreas que nós temos são suficientes para aumentar a produção de comida, duas vezes a de grão e três vezes a de carne no país para que a gente possa continuar abastecendo o Brasil e outros países lá fora.”

Fonte: Assessoria Sindicato Rural

  • Fiat Selena - (67) 3668-1532
  • Escritório Contábil Contalex, (67) 3668-1590
  • Pronto Vet Pronto Socorro Veterinário, (67) 3668-0377 / 99966-0377