Sanesul inicia obras de controle de enchentes na ETA
A Sanesul está iniciando as obras de controle de enchentes na estação de tratamento de água (ETA) de Paranaíba. A ordem de serviço autorizando o início dos trabalhos foi assinada na semana passada e o empreendimento deverá conter as águas do rio Santana para que não ocorram mais enchentes que prejudiquem a distribuição de água à população do município.
Com investimento próprio de mais de R$ 144,3 mil, a Sanesul fará obras para obstruir o canal que abastece a captação, construir um dique e recompor a erosão existente próximo à área da subestação de energia e da ETA. Com isso, a Sanesul pretende impedir que a água do rio chegue até a estação e, assim, garanta o abastecimento aos paranaibenses nos períodos de chuva intensa. A solução encontrada foi baseada em estudos técnicos e a empresa contratada tem 120 dias para executar a obra.
Retrospectiva
Nos dias 30 de janeiro de 2010 e 5 de março de 2011, a estação de tratamento de água (ETA) do município foi alagada, paralisando todo o sistema. No local onde está localizada a ETA, na margem esquerda do rio Santana, na BR-158, o rio transbordou devido às chuvas que atingiram a região. Nas duas ocasiões, funcionários da Sanesul e prestadores de serviço, com apoio da Prefeitura e de empresas particulares, trabalharam incansavelmente para retomar os serviços de distribuição de água, pois o rio Santana é o único meio de abastecimento de toda a população urbana de Paranaíba.
Adriana Viana
Fonte: Sanesul