UEMS é contemplada com 200 milhões do orçamento da União
Para solicitar emendas para o governo federal, o pré-requisito é que a Universidade conste do Plano Plurianual da União (PPA), que estabelece as medidas, gastos e objetivos a serem seguidos pelo governo. Esse passo a UEMS já deu. Foi aprovado no planejamento do PPA para os próximos quatro anos o valor de 200 milhões de reais para a Universidade.
Isso não significa, porém que o valor já esteja garantido. O próximo passo é apresentar projetos e contar novamente com o empenho dos políticos para que os projetos sejam aprovados e transformados em emendas.
O reitor adiantou que para o planejamento de 2012, a UEMS solicitou 39 milhões de reais para seis projetos permanentes, dentre eles, infraestrutura e ampliação para todas as unidades, a construção da Casa da Ciência, a compra de um ônibus, a compra de livros, equipamentos para laboratórios e investimentos no setor de informática da Universidade.
“É a primeira vez que a UEMS aparece neste planejamento”, diz o reitor Fábio Edir. Segundo ele, a vitória é fruto de um trabalho coletivo. “Tanto a UEMS quanto os políticos do estado se empenharam para isso e é assim que devemos trabalhar daqui pra frente para trazermos mais recursos para a Universidade”, ressaltou.
Segundo o coordenador da bancada, Geraldo Resende, o objetivo da emenda é “ampliar o acesso à educação superior com condições de permanência e igualdade”.
Fonte: UEMS