Circuito Dança no Mato é sucesso em Paranaíba
Um verdadeiro espetáculo. Não houve ninguém presente no evento que não aplaudiu a todas as apresentações do Circuito Dança no Mato em Paranaíba. Trazido pela primeira vez à cidade pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria de Educação, em conjunto com o governo do Estado, através da Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul (FCMS), o projeto reuniu grande público e foi considerado sucesso pelos organizadores.
O evento ocorreu na Praça do Carnaíba, no domingo (20), às 19h, onde o Circuito Dança no Mato, apresentou um panorama da dança sul-mato-grossense. Os grupos Bailah, Funk-se, Zoe Cia de Dança (todos de Campo Grande) apresentaram seus trabalhos com 40 dançarinos e contaram com a participação dos grupos locais Ponto de Cultura “Expressão pela Vida” de Paranaíba e também da Prefeitura Municipal.
De Paranaíba apresentaram o grupo Flower Monster, Impacto da Rua e Expressão pela Vida.O “Expressão pela Vida” apresentou o balé clássico Arara Azul. Conforme Olinézia Moreira da Silva, coordenadora do programa em Paranaíba, os alunos, assim como toda a organização, ficaram muito felizes em participar do evento e apresentar o espetáculo à população.
O Prefeito Municipal parabenizou aos paranaibenses envolvidos com a cultura do município e agradeceu ao apoio dado pela Fundação de Cultura. “Estamos trabalhando em conjunto para proporcionar mais cultura aos nossos munícipes. Parabéns para vocês que vieram prestigiar este evento”, declarou.
A secretária de Educação, professora Jane Paula da Silva Colombo, disse sentir-se feliz por estar a frente de um trabalho magnífico desenvolvido no município. Segundo ela, a Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Lazer busca incentivar a cultura da melhor forma.
A proposta do Circuito Dança no Mato é promover a cooperação e o intercâmbio entre os realizadores locais e apresentar à população do Estado um painel da produção da dança sul-mato-grossense, contribuindo para a formação, troca e informação. Os grupos que se apresentaram são referência na dança sul-mato-grossense e foram selecionados por edital.
O Circuito Dança no Mato é uma realização da Fundação de Cultura em parceria com as prefeituras municipais. "Essa iniciativa milita em favor da necessidade da integração das ações entre as esferas de governo e destas com a sociedade, meio eficaz tanto para superar a escassez de recursos como para aumentar a eficiência e a transparência na aplicação do dinheiro público. Por isso o projeto prevê o envolvimento ativo e a responsabilidade pelo financiamento compartilhado entre Estado e municípios", explica Júlia Aissa, coordenadora do Núcleo de Dança da FCMS.
Esta é a quarta edição do projeto. Na edição anterior foram percorridos 10 municípios, atingindo um público de 8.600 pessoas. Este ano, 15 municípios receberão o projeto, com a participação de 12 companhias de danças.
O projeto visitará ainda Naviraí, Ivinhema, Cassilândia, Costa Rica, Ribas do Rio Pardo, Três Lagoas e Aparecida do Taboado.
Matéria: Luiz Carlos