Soprano Adélia Issa realiza apresentações gratuitas hoje na UFMS
Projeto da UFMS traz ao Estado um dos maiores nomes da música clássica brasileira
A cantora lírica Adélia Issa está em Mato Grosso do Sul realizando uma série de concertos que fazem parte do projeto “Vozes e Cordas nos campi da UFMS". O projeto apresenta alguns dos novos talentos da música de concerto do Brasil que estão levando as unidades da UFMS pelo interior do estado, uma apresentação interativa.
A caravana se apresenta de 10 de Novembro a 8 de Dezembro nas cidades de Aquidauana, onde o concerto aconteceu no último dia 11 e ainda passa por Três Lagoas, Paranaíba, Chapadão do Sul, Campo Grande, Coxim, Bonito, Nova Andradina, Naviraí, Ponta Porã e Corumbá. O projeto é voltado para os bolsistas permanência (PNAES - Plano Nacional de Assistência Estudantil) e também é aberto à comunidade. O objetivo principal é levar a música clássica de alta qualidade a locais onde esse tipo de música raramente circula.O concerto de abertura ocorreu no ultimo dia 11, na cidade de Aquidauana, e ainda segue para as próximas 10 cidades.
A apresentação tem cerca de uma hora e logo após, o público poderá fazer perguntas sobre o repertório e sobre a tradição da música de concerto (ou música clássica, como é popularmente denominada). Participam como convidados os professores do curso de Música da UFMS Marcelo Fernandes e Malu Mestrinho além dos cantores André Vidal (Brasília) e Marcelo Dias (Campo Grande/Curitiba).
Os compositores apresentados são de grande importância para a música de concerto e os textos de grandes poetas da Língua Espanhola e Portuguesa. Os concertos acontecem sempre no campi da UFMS.
Programação
17/11 - Paranaíba - pátio do campus - 20h
Adélia Issa
Uma das mais importantes cantoras líricas brasileiras, Adélia Issa freqüentou a Manhattan School of Music, em Nova York, e fez um curso de aperfeiçoamento com Nico Castel, na Metropolitan Opera. Em música de câmara, trabalhou sob a orientação do renomado pianista Dalton Baldwin.
Tem se apresentado por todo o Brasil, Estados Unidos e Europa, em recitais, concertos sinfônicos e em óperas, sob a regência de Eleazar de Carvalho, Isaac Karabtchevsky, Eugene Kohn, John Neschling, Aylton Escobar, Osvaldo Colarusso, e vários outros maestros de igual renome. Dentre suas atuações mais importantes em ópera destacam-se Un Ballo in Maschera de Verdi, ao lado do tenor Carlo Bergonzi, e Carmen de Bizet, com Plácido Domingo.
Foi solista em primeiras audições mundiais de obras de vários compositores brasileiros, entre eles Camargo Guarnieri, Francisco Mignone, Jocy de Oliveira, e no Réquiem de Cláudio Santoro, com regência do compositor. A soprano é conhecida internacionalmente por suas interpretações de obras de Villa-Lobos (Bachianas Brasileiras nº 5) e Mozart, como a personagem Donna Anna, da ópera Don Giovanni. Periodicamente, Adélia Issa canta em recitais com o violonista Edelton Gloeden e com o pianista Ricardo Ballestero.
Participou do espetáculo Carnaval dos Animais, dirigido por Ivaldo Bertazzo, com participação de Marília Pêra.
Adélia Issa gravou em LP as Modinhas Imperiais (recolhidas por Mário de Andrade) para o selo Eldorado, e participou da gravação dos CDs Remeiros do São Francisco, com obras de Ernst Widmer, e Missa, interpretando obras do barroco mineiro (projeto Acervo da Música Brasileira - Petrobras). Tem participado da gravação de trilhas sonoras para filmes - como Memórias Póstumas de André Klotzel, exibido no Festival de Berlim de 2001 - e para peças de teatro, compostas por Arrigo Barnabé.
Fonte: UFMS