Pescadores fazem curso da Marinha do Brasil em Paranaíba
Trinta e seis pescadores de Paranaíba participaram do curso Formação de Aquaviários Módulo Especial, do dia 24 ao dia 28 de outubro, oferecido pela Marinha do Brasil a pedido da Colônia de Pescadores Z-12 João Ferreira Chaves em parceria com a Prefeitura de Paranaíba.
Estiveram no município para as avaliações: o Cabo Rodrigues, responsável pela 7ª turma 2011; Suboficial Domingues; 3º Supervisor do curso, Sargento Vangler; e o Capitão Tenente Nino César Bellizze.
Os pescadores fizeram o curso em sala e em loco. No dia 28 de outubro o local de aprendizagem foi na Fazenda Barra Bonita.
José Joaquim Trindade, presidente da Colônia, agradeceu o apoio oferecido pelo Prefeito Municipal desde a criação do órgão em defesa dos pescadores. “O prefeito sempre esteve do nosso lado, do lado da classe de pescadores. Agradeço ao Prefeito Municipal e a Marinha do Brasil por mais este curso para os nossos pescadores”, disse.
O Prefeito Municipal parabenizou aos pescadores, e, principalmente, a Marinha do Brasil por ter oferecido os seus conhecimentos aos pescadores de Paranaíba. Ele ainda ressaltou contribuição administrativa à Colônia de Pescadores. “Nunca medimos esforços para ajudar e vamos fazer o possível para continuar com este apoio aos pescadores. Parabéns a vocês [pescadores], pois agora estão documentados. Espero que usem o que aprenderam com responsabilidade e profissionalismo”, frisou.
O Capitão Bellizze desejou sucesso aos participantes e avaliou o empenho durante o curso. “Quem deve receber parabéns são vocês, porque se esforçaram e buscaram resolver uma situação que estava incomodando. É muito ruim estar navegando, ter um barco e não ter uma habilitação, um reconhecimento dos órgãos públicos, e, pior, quando chega a Polícia Ambiental acontece aquela cena ridícula que é um trabalhador fugindo da fiscalização por estar na ilegalidade de sua formação. Isso é passado para vocês”, falou.
Bellize continuou dizendo para os participantes valorizarem a carteira que receberam, pois se trata de um diploma de um processo de aprendizagem e aprovação.
Cabo Rodrigues, instrutor do curso, disse ter sido um curso muito satisfatório. “Tentei passar o máximo de mim aos senhores. Espero que levem este aprendizado para sempre. Obrigado pelo esforço e dedicação”, declarou.
O participante Agnaldo G. Timpurim foi o primeiro colocado nas avaliações do curso em, por sua dedicação, foi escolhido para falar pela turma. Segundo o pescador,
Este foi o segundo curso conquistado para o município. Em 2009 a Colônia formou 35 paranaibenses.
--
Departamento de Comunicação - Prefeitura de Paranaíba