Revendas de MS iniciam comercialização da vacina contra aftosa já a partir de hoje
A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) informa que em virtude do feriado prolongado - que vai de 31 de outubro a 2 de novembro, contemplando ponto facultativo no dia 31/10, devido à transferência da comemoração do Dia do Servidor Público (28/10), e o feriado de 2 de novembro - autorizou as revendas credenciadas ao órgão para comercialização de vacinas contra a febre aftosa a partir desta quarta-eira, dia 26.
"Esta ação visa proporcionar o aproveitamento do feriado prolongado pelo produtor rural para efetuar a vacinação do seu rebanho, de mamando a caducando, referente à campanha de novembro", explica a diretora presidente da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal (Iagro), Maria Cristina Carrijo.
Em todas as regiões o produtor tem ainda o prazo de 15 dias após o término da campanha para realizar a declaração e entregar dos documentos em qualquer escritório da Iagro. Confira o calendário de novembro:
REGIÃO DO PLANALTO - 01 a 30 de novembro - vacinação de todo o rebanho bovino e bubalino, independente da idade
REGIÃO DA ZONA DE FRONTEIRA (antiga ZAV) - 01 a 30 de novembro - vacinação de todo o rebanho bovino e bubalino, independente da idade
REGIÃO DO PANTANAL (optantes etapa novembro) - 01 de novembro a 15 de dezembro - vacinação de todo o rebanho bovino e bubalino, independente da idade
Declaração: Planalto, Fronteira e Pantanal
Os pecuaristas das Regiões do Planalto e Fronteira iniciam nesta etapa a declaração da vacinação pela internet, e só vão se dirigir aos escritórios da Iagro para entrega do formulário de registro da vacina juntamente com as CT-13. Para realizar o novo procedimento o produtor deverá acessar o site da Iagro - www.iagro.ms.gov.br.
Já no Pantanal, em continuidade aos trabalhos de harmonização de cadastro de rebanhos entre a Iagro e a Secretaria de Fazenda (Sefaz), os produtores devem preencher a Declaração de Estoque Efetivo de Animais Bovinos e Bubalinos. Após executar a vacinação o produtor deverá acessar o site da Secretaria de Fazenda - www.sefaz.ms.gov.br - para registrar a vacinação do rebanho efetivo/atual e realizar a declaração do estoque.
Mais informações pelos telefones 67 3901-2717 (Iagro), 3318-3600 (Sefaz) ou 0800-6476713 (Disk Ajuda).
Cristiane Sandim - Seprotur
Fonte: Notícias MS