O Sindicato Rural e Bombeiros treinarão produtores rurais contra queimadas
O Sindicato Rural de Paranaíba preocupado com as queimadas que estão acontecendo no meio rural. Com a chegada das secas e com o perigo que elas representam na zona rural, por causa dos pastos secos, o Sindicato Rural de Paranaíba está formando uma turma para ser treinada no combate a fogo na área rural.
Segundo Wilberto Amaral, presidente do Sindicato Rural, a cada ano a situação se agrava mais e os produtores, principalmente aqueles com propriedades próximas às rodovias, tem buscado soluções para o problema. A idéia do curso, explicou, surgiu em parceria com a Promotoria do Meio Ambiente e Corpo de Bombeiros. O curso será ministrado por uma brigada de Campo Grande, que oferece o treinamento em todo Estado. “Para esta brigada vir a Paranaíba é preciso ter um número de pessoas definidos, para eles saberem quantos policiais, do Corpo de Bombeiros, eles mandam” disse.
Os interessados podem procurar a secretaria do Sindicato Rural para fazer a inscrição, Wilberto ressaltou que é importante a participação tanto do produtor, como do funcionário, por que é ele que fica no dia-a-dia da propriedade, na maioria das vezes.“Nosso intuito é ajudar neste aspecto”, frisou.
O presidente ainda disse que tenta conseguir um caminhão pipa para uso exclusivo do Sindicato Rural, a idéia é conseguir um dos caminhões apreendidos pela Receita Federal, e seria de uso exclusivo dos produtores já que segundo Wilberto, apesar do Corpo de Bombeiros ampararem quando preciso, os equipamentos não são suficientes na época da seca, dada a extensão do município. “Estamos tentando, não estamos prometendo que vamos conseguir este caminhão”, completou.
Wilberto ainda pediu para os interessados em fazer o curso procurarem o mais rápido possível, e assim que o número pedido pelo Corpo de Bombeiros for atingido, o curso será executado. O curso é gratuito e se possível será realizado dentro do recinto do Parque de Exposições Daniel Martins Ferreira.
Ele frisou que mesmo que o período da seca neste ano esteja terminando, é importante o conhecimento para os próximos anos. “É de muito interesse dos produtores sobre quais os procedimentos devem ser feitos em caso de incêndio na área rural”, ressaltou.
No curso, destacou, é ensinado a utilizar os instrumentos como os abafadores e várias outras orientações, que na opinião de Wilberto são importantes para o produtor e seu funcionários saberem. “Peço para que este pessoal vá o mais rápido possível, porque quanto mais rápido conseguirmos o número de interessados, mais rápido o curso será oferecido”, finalizou.
Outro ponto citado por Wilberto foi o fato de uma pessoa que trabalha na área rural e está desempregado no momento, ele enfatizou que estas pessoas também podem participar, até para agregar valor a sua mão-deobra. Informações: (67)3668-1017.
Fonte: Sindicato Rural
Assessoria