Paranaíba - MS, 01 de Novembro de 2024

Diretor-Geral da EJUD receberá título de cidadão Paranaibense

22/09/2011 às 08:17
Diretor-Geral da EJUD receberá título de cidadão Paranaibense

A Câmara Municipal de Paranaíba publicou o Decreto Legislativo nº 16, de 07 de junho de 2011, o qual concede ao Des. Ruy Celso Barbosa Florence o título de Cidadão Honorário Paranaibense.

A comenda será entregue ao homenageado hoje (22), às 19 horas, em sessão solene do Poder Legislativo Paranaibense, especialmente marcada e designada para esse fim na Câmara Municipal, situada na Rua Juca Pinhé, 255.

O homenageado é filho de procurador de Estado e professora universitária, paulista de nascença, da pequena cidade de Aguaí (SP) da Mesorregião de Campinas e sul-mato-grossense de coração. O seu ingresso na magistratura teve como mote, além do seu ideal profissional, a paixão pelas terras Guaranis.

Os descendentes dos ameríndios no Estado, primeiros habitantes do rincão, não foram esquecidos durante a trajetória profissional do magistrado. Na sua passagem como Juiz Auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça, na gestão do Des. Josué de Oliveira, foi um dos principais fomentadores do projeto “Cidadania, Direito de Todos”, o qual permitia à comunidade indígena, além da indicação da sua aldeia e etnia nos documentos, o acesso a certidões de nascimento, carteira de identidade, carteira de trabalho, CPF, título eleitoral e inscrição no INSS.

Na passagem pela Comarca de Paranaíba criou, com apoio da Prefeitura Municipal, a primeira “Casa do Albergado” no interior do estado, bem como na vanguarda do seu tempo, nos idos de 1988, já autorizava o trabalho externo de detentos, objetivando a ressocialização da massa carcerária.

Des. Ruy Celso ingressou na magistratura de Mato Grosso Do Sul em fevereiro de 1986 na Comarca de Bonito. Em outubro de 1988 foi promovido para a Comarca de Paranaíba, ficando lá até outubro de 1990, período em que nasceu sua filha primogênita Rayane Carolina Pereira Florence.

A sua próxima morada foi na Comarca de Aquidauana, ficando lá até ser promovido para a Capital em 1996. O acesso ao cargo de desembargador ocorreu em maio de 2011.

Entre suas muitas atribuições, Ruy Celso foi juiz auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça, biênios 2001/2002 e 2009/2010, e atuou como juiz auxiliar da Presidência desde 1º de fevereiro de 2011. Foi membro efetivo do TRE/MS, na classe juiz de direito. É doutor em Direito das Relações Sociais, mestre em Direito das Relações Sociais, especialista em Direito Penal e Criminologia, bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais e professor da Escola Superior da Magistratura de MS.

Ruy Celso é atualmente Diretor Geral da Escola Judicial do MS (EJUD-MS), professor decano dos cursos de graduação e pós-graduação em Direito da Universidade UNIDERP - Anhanguera, além de ter sido o primeiro coordenador do Curso de Direito daquela universidade. É professor convidado da Escola Superior do Ministério Público de MS, da Escola Paulista da Magistratura, membro fundador da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras Jurídicas e membro do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais.

Assessoria de Imprensa - TJMS

  • Escritório Contábil Contalex, (67) 3668-1590
  • Fiat Selena - (67) 3668-1532
  • Pronto Vet Pronto Socorro Veterinário, (67) 3668-0377 / 99966-0377