Secretaria de Educação discute merenda escolar
No dia 6 de setembro houve uma reunião na sala do Departamento Pedagógico entre a Secretaria de Educação, os diretores e merendeiras das escolas municipais de Paranaíba para tratar das refeições e algumas reformulações dos cardápios que são servidos nas unidades escolares.
A secretária de Educação e Cultura, professora Jane Paula da Silva Colombo, ressaltou a importância de uma alimentação saudável às crianças, com nutrientes e diversidade no cardápio.
Para a elaboração do cardápio a secretária frisou ser importante ouvir os relatos das crianças sobre as refeições e também ficar atentos quanto à repetição dos alimentos. “É preciso haver mudanças na alimentação dos alunos, tendo vitaminas e sucos, para seguir o que a nutricionista indica”, disse.
A secretária relatou ter ouvido nas visitas feitas às escolas que os alunos pediram para não haver carne de pedaço nas refeições, porque na maioria das vezes há desperdício. Com esta opinião Jane sugeriu uma refeição reformulada com todos os nutrientes necessários à saúde e pediu criatividade das merendeiras.
Sobre as escolas da zona rural, na reunião foi destacado para não haver desperdício, podendo ter dois cardápios, um matutino e outro vespertino. Jane pediu ainda uma reorganização da merenda escolar de acordo com as preferências de cada instituição.
A secretária de Educação salientou a necessidade de palestras proferidas por cidadãos influenciáveis na alimentação para a conscientização de atitudes de uma vida alimentar saudável.
José Carlos Seraguci, coordenador do projeto Agricultura Familiar, contou para as diretoras e merendeiras que foram adquiridos cinco produtos da agricultura familiar para utilizar na merenda escolar e podem ser feitas algumas trocas, caso haja necessidade. Os produtos são: alface, mandioca, abobrinha, couve e laranja.
A nutricionista Alcione Maria de Paula orientou sobre os cuidados que as escolas precisam ter com relação ao aumento da obesidade dos alunos, pois as merendeiras poderão colaborar neste sentido, ao informarem à direção, os casos mais relevantes.
--
Luana Chaves
Departamento de Comunicação - Prefeitura de Paranaíba