Prefeitura compra área para curso de medicina veterinária
O prefeito de Paranaíba, José Garcia de Freitas (Zé Braquiara-PDT/MS) conseguiu negociar a área adequada para a instalação do curso de medicina veterinária no município.
Foi adquirida uma área de 40 alqueirões, localizada a 20 quilômetros de Paranaíba, sendo estes, apenas três quilômetros de terra. Para isso, foi feita uma desapropriação amigável com Luis Carlos Bruno (Tuta), proprietário do Café Bolsão, na manhã de ontem, por volta das 8h.
O prefeito disse que agora a Prefeitura está fazendo os documentos necessários para receber a área e repassar para a universidade. “Paranaíba pode ficar tranquila. Quero agradecer ao Tuta, que se dispôs a ceder a área para a Prefeitura. Foi uma atitude bonita em se prontificar a negociar para a implantação do curso aqui na cidade”.
Zé Braquiara ressaltou que será criado um projeto de Lei para enviar para aprovação na Câmara de Vereadores. “Eu tenho certeza que os vereadores vão aprovar e nós vamos escriturar as terras para a UFMS”, disse.
O prefeito afirmou cuidar dos assuntos da cidade com “muito carinho” e por isso teve sucesso na negociação.
A diretora da UFMS da cidade, Eliana da Mota Bordin Sales, revelou a sua felicidade quanto à aquisição da terra. “Desde o começo estou com o prefeito nesta luta. Nós fomos para Brasília-DF. E agora nos últimos dias, uma luta mais árdua pelas pressões para a compra deste terreno; hoje recebendo essa notícia estou tranqüila e confiante de que medicina veterinária vem para Paranaíba”, falou.
Segundo o prefeito, no meio do ano de 2012 existe a possibilidade de ocorrer o primeiro vestibular. “Quem ganhou com isso foi toda a população de Paranaíba”, destacou.
A bancada de Mato Grosso do Sul disponibilizou R$ 10 milhões para a construção do campus. Eliana disse que o próximo passo compete à reitora, pois ela deverá agilizar a liberação do dinheiro para que a unidade do município possa iniciar a construção do campus e pedagogicamente providenciar o processo gradativo do curso, como concursos para professores e vestibulares. Segundo Eliana o PDI (Plano de Desenvolvimento da Instituição) prevê o curso de medicina veterinária para 2013.
A reitora Célia Maria Oliveira, frisou que “a Universidade está muito contente pelo esforço do prefeito e o respeito que ele tem com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul”. Conforme Célia, assim que efetivar a transferência da área a reitoria iniciará a “luta” para implantar o curso o mais rápido o possível. “Nós vamos começar a fazer os prédios necessários nesta terra para que consigamos em um menor tempo possível colocar o nosso curso neste campus, atendendo com eficiência a toda a população de Paranaíba e os municípios vizinhos”.
Tuta disse que o terreno fica na região do Alto Santana, após a ponte do Córrego Fundo, a primeira à esquerda. “O terreno está liberado”, disse.
O empresário revelou ainda que não tinha a intenção de vender a área, mas, diante da dificuldade do prefeito em encontrar quem vendesse um terreno perto da cidade, resolveu ajudar Paranaíba e vender parte de sua fazenda.
Agora a universidade fica responsável em contratar os docentes, os técnicos administrativos e os equipamentos necessários para que seja “um curso de excelente qualidade no município”.
--
Luana Chaves
Departamento de Comunicação - Prefeitura de Paranaíba - MS