Tita sugere implantação de ensino integral em escolas públicas
O deputado estadual Diogo Tita (PPS) destacou na tribuna da Assembleia Legislativa, na última terça-feira (13/9), os resultados do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2010 divulgados ontem pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).
De acordo com o resultado, mesmo em menor número, as escolas particulares tiveram os melhores resultados no exame. As redes de ensino privadas conquistaram 90% das dez primeiras colocações em Mato Grosso do Sul.
O primeiro lugar foi do colégio Bionatus, seguido do Colégio Alexander Fleming. O Colégio Militar de Campo Grande foi a escola particular melhor colocada, em terceiro no ranking.
Presidente da Comissão de Educação, o deputado Diogo Tita avaliou que a qualidade do ensino público caiu em relação às escolas particulares nos últimos anos.
“Com tristeza, hoje posso dizer que as escolas públicas perdem espaço para as particulares”, destacou.
O parlamentar sugeriu que a melhora no ensino público pode passar por um sistema em que as aulas aconteçam em período integral três dias na semana: às segundas, quartas e sextas-feiras.
Ele disse ainda que o assunto será discutido em uma audiência pública proposta por ele para o dia 19 de outubro, no Plenário da Assembleia Legislativa, com o tema "Educação Básica do Campo - Desafios-Perspectivas".
“Precisamos melhorar a qualidade do ensino público. É preciso investir na educação, em novas escolas, para obtermos o país que almejamos”, finalizou Tita.
Assessoria de imprensa - Carolina Assis
Deputado Tita