Representantes do Conselho de Idoso participam da II Conferência Regional do Idoso em Três Lagoas
O Conselho Municipal dos Direitos do Idoso do Município de Paranaíba participou, no último dia 14, da II Conferência Regional dos Direitos da Pessoa Idosa, com o tema "O Compromisso de todos por um Envelhecimento digno no Brasil", realizada na cidade de Três Lagoas-MS, no anfiteatro da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Unidade I do Campus Três Lagoas.
O evento teve início às 8h, com encerramento às 16h. Representaram o Conselho do Idoso de Paranaíba: Esfera Governamental: Vera Lúcia da Silva Lira (CRAS/Jd. América); Jenaina Aparecida Pereira (CRAS); Esfera Não Governamental: Rogério Scapin Galego (Obra Nossa Senhora Santana); Lorival Inácio Oliveira (Comissão Estadual do Conselho do Idoso); Alexander Oliveira Sicarelli; com a proposta de pensar na pessoa idosa como cidadão de direitos que precisam ser respeitados e uma oportunidade para que os idosos conheçam e dialoguem com os representantes do Governo, Judiciário e Legislativo, além de debater e definir mudanças e ajustes necessários.
Uma das palestrantes da Conferência, Márcia Ratti, parabenizou o público presente pela iniciativa e participação no evento. "Quero dizer que não é fácil para ninguém, principalmente para a pessoa idosa, sair de casa e participar de um momento como este. Quando vejo um auditório cheio é simplesmente maravilhoso, pois trabalhar para a realização das Conferências Regionais foi um grande desafio, uma vez que, dos 78 municípios do Estado somente 17 possuem o Conselho Municipal", disse Márcia.
O prefeito de Paranaíba, José Garcia de Freitas (Zé Braquiara) e a Secretária de Assistência Social, Maria da Graça Saraceni Vieira de Souza, muito incentivaram e contribuiram para que cinco representantes do Conselho do Idoso participassem da II Conferência Regional do Idoso, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da pessoa idosa por meio de políticas públicas.
Durante a Conferência foram abordados os seguintes temas:
- Eixo Temático I: envelhecimento e políticas de Estado: pactuar caminhos inter-setoriais;
- Eixo Temático II: pessoa idosa - protagonista da conquista e efetivação dos seus Direitos;
- Eixo Temático III: fortalecimento e integração dos Conselhos: existir, participar, estar ao alcance, comprometer-se com a defesa dos Direitos do Idoso;
- Eixo Temático IV: diretrizes orçamentárias, plano integrado e orçamento público da União, Estados, Distrito Federal e Municípios; conhecer para exigir; exigir para incluir; fiscalizar.
No período matutino foram realizadas duas palestras com os representantes do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa. Já no período vespertino foram formados os grupos de discussão com a distribuição de tarefas, a apresentação de propostas e a escolha dos delegados para a Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa. Foram eleitos de Paranaíba um delegado e três suplentes que estarão com os demais eleitos no município de Três Lagoas, representando a região do Bolsão na Conferencia Estadual, defendendo todas as propostas que foram aceitas em votação durante a plenária.
CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA
É um órgão colegiado de caráter consultivo, deliberativo, controlador e fiscalizador da política da defesa dos direitos do idoso, vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social, Cidadania e Trabalho.
Se destina a apoiar a pessoa idosa na busca de seus direitos com base nas políticas públicas estabelecidas; incentivar a integração das instituições envolvidas com a causa do idoso; receber denúncias e fiscalizar a violação dos direitos da pessoa idosa, encaminhando para resolução aos órgãos competentes e zelar pelo cumprimento do Estatuto do Idoso, Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003.
--
Departamento de Comunicação - Prefeitura de Paranaíba
Flávia Villa Rosa, jornalista
Leidiane Sabino, jornalista