Programa Mais Floresta chega à Paranaíba
O Senar está presente em todos os municípios de Mato Grosso do Sul, atuando em parceria com os 68 sindicatos rurais e desenvolvendo iniciativas de educação, informação e conhecimento em agronegócio.
Estimular a implantação de áreas florestais nos municípios com forte atividade da indústria. Este é o objetivo do Programa Mais Floresta, que será levado no dia 17 de agosto, das 7 às 17h30, para Paranaiba (MS). Na ocasião, serão realizadas, no Sindicato Rural da cidade, palestras e workshops gratuitos para os produtores rurais do município.
O projeto é idealizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Senar/MS, Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul – Famasul e sindicato rurais do Estado. A capacitação tem finalidade de mostrar aos produtores, as vantagens econômicas do cultivo de eucalipto e seringueira, possibilitando ao trabalhador rural uma diversificação de sua renda, além de estimular o corpo técnico a elaborar projetos de investimentos na área florestal.
Durante todo o dia, os participantes receberão informações sobre o linhas de financiamento para o setor florestal, mercado da borracha natural e rentabilidade da cultura da seringueira, além de oficinas sobre manejo do seringal. Dentre os temas abordados, também estão rentabilidade da atividade pecuária com eucalipto e o mercado regional deste segmento.
“Através do Mais Floresta o produtor pode conseguir mais independência, seja financeira ou nas alternativas de produção”, explica o gestor do programa, Harduin Reichel.
Os interessados em participar do Programa Mais Floresta, podem realizar inscrição no dia e local do lançamento ou com antecedência no Sindicato Rural de Paranaiba, localizado na Rua Theodulo Mendes Malheiros, 500, ou pelo telefone: (67) 3668-1017.
O Programa foi lançado no dia 19 de julho, em Ribas do Rio Pardo (MS). Outras 23 cidades receberão o Mais Floresta: Água Clara, Inocência, Paranaíba, Três Lagoas, Santa Rita do Pardo, Jaraguarí, Bandeirantes, Campo Grande, Camapuã, Alcinópolis, Sonora, Figueirão, Chapadão, Costa Rica, Cassilândia, Aparecida do Taboado, Selvíria, Bataguassu, Brasilândia, Anaurilândia, Nova Andradina, Batayporã e Coxim. E o Programa tem previsão de término para o dia 10 de junho de 2012.
Mais Floresta - O programa faz parte do Plano para o Desenvolvimento Sustentável de Florestas Plantadas, que define estratégias para o desenvolvimento florestal em Mato Grosso do Sul e prevê o plantio de 1 milhão de hectares de florestas até 2030, nas cidades da região nordeste do Estado que possuem alta demanda de matéria-prima para a indústria florestal, como a celulose e o papel.
Sobre o Senar - O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Senar é uma instituição mantida pela classe patronal rural, vinculada à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil - CNA. Tem o objetivo de desenvolver ações educativas, que visam o desenvolvimento do homem rural como cidadão e como trabalhador, numa perspectiva de crescimento e bem-estar social.
O Senar está presente em todos os municípios de Mato Grosso do Sul, atuando em parceria com os 68 sindicatos rurais e desenvolvendo iniciativas de educação, informação e conhecimento em agronegócio. O trabalho é desenvolvido a partir da missão de contribuir com o setor agropecuário, um dos mais importantes vetores da economia do Estado. Para mais informações, acesse: www.senarms.org.br.