Programa DST-Aids/HV distribui 45.192 preservativos em campanhas
O Programa Municipal DST-Aids/HV (Doenças Sexualmente Transmissíveis, Aids e Hepatites Virais) realizou duas campanhas de prevenção, com distribuição de materiais informativos, brindes e preservativos masculinos. Na campanha do caminhoneiro, realizada no dia 30 de junho, foram distribuídos 21.000 preservativos masculinos, material informativo e brindes para os caminhoneiros nos postos de combustível. Na EXPOPAR (Exposição Agropecuária de Paranaíba) 24.192 preservativos masculinos.
De acordo com Keile Valéria Costa Queiroz, coordenadora do Programa Municipal DST-Aids/HV, nas campanhas, a distribuição de materiais informativos e preservativos tem como objetivo evitar a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis, do vírus do HIV e hepatites virais.
As campanhas acontecem sempre antes de datas comemorativas como o carnaval, dia dos namorados, exposições, entre outras. Como trabalho de prevenção, também são realizadas palestras para a comunidade e também ações de distribuição de preservativos em bares e pontos estratégicos.
O Programa Municipal DST – Aids/HV também realiza consultas a pacientes portadores de HIV e atendimentos a todas as doenças sexualmente transmissíveis.
O programa conta com dois médicos, sendo um clínico geral/ginecologista, doutor Antônio Miziara, e um infectologista, doutor Márcio Gaggini, que estão disponíveis para o atendimento dos pacientes.
Atualmente, as coletas de CD4 e carga viral são realizadas no município, na própria sede do programa, sem desgaste e com comodidade a todos. Os pacientes não precisam mais viajar para Campo Grande.
Nesse mês de julho foi adquirido um veículo zero quilômetro para melhorar a atenção às pessoas com DST/HIV/AIDS/HV.
Para mais informações sobre o atendimento, a população pode procurar o programa, na Travessa Ceres Garcia Gomes, 80, Centro. Telefone: 3669-0084.
--
Departamento de Comunicação - Prefeitura de Paranaíba
Flávia Villa Rosa, jornalista
Leidiane Sabino, jornalista